Comprar ou reformar um imóvel: qual é a melhor opção?

Comprar ou reformar um imóvel: qual é a melhor opção?

Ter um lar confortável é o sonho de muitas pessoas. Mas, para tornar tudo possível, é preciso estar de acordo com o orçamento da família. Além disso, diversos outros aspectos devem ser avaliados e considerados antes de uma decisão. Nesse contexto, surge a dúvida: comprar ou reformar um imóvel? Qual dessas opções é mais vantajosa?

Levar em conta alguns pontos é fundamental para tomar a melhor decisão sobre esse assunto. No entanto, alguns ficam se perguntando quais fatores avaliar na hora de escolher entre os dois.

Por isso, selecionamos algumas informações úteis que ajudarão você a entender qual é a alternativa mais adequada no seu caso. Confira!

Quais os procedimentos necessários para a reforma?

Quando a opção escolhida é investir em um imóvel para reformá-lo, alguns procedimentos são importantes, como a contratação de profissionais para realizar os serviços. Por isso, esse é um dos pontos que devem ser avaliados durante a procura.

Além disso, a busca por materiais de construção também é um procedimento importante no processo de reforma, já que é preciso pesquisar e fazer a compra de todos os itens necessários.

Outro aspecto é a ajuda especializada — seja de um arquiteto ou designer de interiores — para promover melhorias e ajustar o imóvel de acordo com as preferências do novo proprietário.

Quanto à parte burocrática, fique atento à documentação para que não ocorram problemas após a mudança ou seja preciso arcar com valores extras.

O que é importante considerar ao comprar um imóvel?

A compra de um imóvel novo requer menos tempo para a finalização do projeto que você tem em mente porque, em grande parte, ele já estará de acordo com desejado. No entanto, alguns aspectos podem ser analisados com a família, verificando o que é mais vantajoso para o orçamento e bem-estar dos moradores.

Por exemplo, uma dúvida recorrente para muitos é na hora de optar por um imóvel na planta ou investir em um novo, mas que não dependa de um período maior de tempo para a entrega das chaves. Essas questões devem ser definidas e planejadas pensando nos objetivos da família.

Um ponto importante é a escolha da empresa com a qual você fechará negócio. Afinal, uma boa decisão pode resultar em benefícios duradouros como cumprimento de prazos, um bom padrão de qualidade do imóvel e assim por diante.

Portanto, ao selecionar quais alternativas mais se encaixam com o seu perfil, considere as referências positivas sobre a empresa e reúna o máximo de informações possível. Assim, você decidirá de forma consciente, priorizando o custo-benefício.

Quais são as vantagens de reformar?

Conhecer as principais vantagens relacionadas a cada processo pode ajudar você a identificar qual é a escolha mais adequada em seu caso. Quando falamos de reformar, por exemplo, podemos citar alguns benefícios nessa opção.

O valor em imóveis prontos e disponíveis para a reforma costumam ser mais acessíveis do que investir em um novo. Por isso, algumas famílias preferem pagar um valor inferior porque estão dispostas a investir em melhorias, como estrutura e pintura do local.

Na hora de escolher quais serão as mudanças a serem realizadas, o morador pode personalizar os ambientes conforme planejou, o que, para alguns, é considerado como um diferencial.

E os benefícios de comprar um imóvel?

Ao comprar um imóvel pronto você terá mais comodidade porque poderá fazer a mudança sem ter que se preocupar com reformas e manutenções. Outro benefício é acerca das instalações e estrutura do imóvel, que serão modernas e, por um período razoável, não precisarão ser modificadas.

Além disso, a valorização de um imóvel novo é maior quando comparado a um antigo, que tem um estado de conservação inferior. 

Nessa alternativa, você também garante mais segurança, já que a tendência é que as construtoras se preocupem cada vez mais com sistemas de vigilância e câmeras que ajudem nesse sentido.

Para aqueles que preferem um ambiente mais arrojado e com alguns diferenciais tecnológicos, investir na compra de um imóvel é a melhor alternativa.

Em compra de imóveis novos, várias condições de pagamento são ofertadas por bancos e outras instituições financeiras, gerando mais flexibilidade para quitar os valores, principalmente, quando você opta por um apartamento na planta.

Nessa situação, a valorização também será maior, elevando as chances de, após a entrega das chaves, alcançar um valor superior ao pago inicialmente.

Como comparar o custo-benefício de comprar ou reformar um imóvel?

O custo-benefício das duas alternativas pode variar. Uma reforma, por exemplo, nem sempre será mais econômica do que a compra de um imóvel novo. Sabemos que, durante uma manutenção, diversos imprevistos podem surgir e, então, o valor planejado para ser gasto pode aumentar de forma considerável.

Portanto, é preciso avaliar quais serão os gastos envolvidos e, principalmente, qual das opções é a melhor para o seu perfil. 

Fatores como localidade, segurança e tamanho do imóvel são aspectos que também devem ser levados em conta, pois são tópicos relevantes para a definição de valores. 

Afinal, qual opção é a melhor?

Definir quais são os fatores mais importantes para você é fundamental. Por exemplo, caso prefira um local em que não tenha preocupações com reformas e manutenções a curto e médio prazos, o ideal seria optar por um imóvel novo.

Por outro lado, se você entende que a reforma será mais acessível e de acordo com o seu perfil, escolha um imóvel antigo e que precise de modificações.

Entender quais são as suas necessidades é indispensável para selecionar as melhores possibilidades disponíveis no mercado. Nesse contexto, ter dúvidas é bastante comum. Por isso, é necessário entender as vantagens e desvantagens de cada opção. Ao optar por um imóvel novo, por exemplo, existem mais facilidades na estrutura e no tempo que não será gasto com reformas. 

Comprar ou reformar um imóvel exige tempo e pesquisa, analisando quais são as preferências de cada família. Entretanto, é preciso saber qual das opções tem o melhor custo-benefício e está de acordo com o que o futuro morador deseja. Afinal, é essencial realizar o sonho da casa própria sem futuras dores de cabeça. 

Gostou deste conteúdo? Agora, que tal aprender sobre como funciona o consórcio de imóveis? Acesse o post e saiba mais!

Sem comentários

Cancelar