Vale a pena comprar apartamento à vista? Entenda mais!

Vale a pena comprar apartamento à vista? Entenda mais!

Comprar apartamento à vista é algo que vale a pena e é totalmente possível de realizar. Se você tem dúvidas quanto a isso e ainda não sabe como agir para concretizar essa ideia, saiba que com um bom planejamento e informações precisas fica muito mais fácil. O conhecimento é essencial para conseguir melhores alternativas para a compra.

Essa modalidade de compra apresenta diversas vantagens, e não é à toa que é recomendada em muitas situações. Afinal, com a propriedade totalmente quitada não há preocupações com parcelas, juros e outras questões relacionadas à aquisição de um apartamento a prazo.

Neste post, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para comprar apartamento à vista e ter sucesso nessa escolha. Aprenda com os direcionamentos a seguir e descubra como obter êxito nesse processo.

Como funciona a compra de apartamento à vista?

A compra de apartamento à vista envolve muita pesquisa, domínio de mercado e conhecimento sobre burocracia. Se isso causa preocupação em você, calma. Atualmente, é fácil encontrar imobiliárias de confiança, sobretudo com a comodidade trazida pela internet, permitindo contar com profissionais preparados para ajudar nesse processo.

Eles conseguirão selecionar os melhores imóveis de acordo com os seus interesses e poder de aquisição, identificar pontos fracos e fortes do apartamento levando em conta os critérios utilizados pelo mercado imobiliário e, ainda, dar todo o direcionamento necessário para resolver a papelada envolvida na compra e venda desse tipo de bem. Desse modo, será muito mais seguro negociar e você não correrá o risco de cair em situações complicadas por falta de conhecimento.

Aproveite essa facilidade que o mercado oferece para fazer uma boa compra. Assim, você se preocupa apenas com a escolha do imóvel e deixa o restante para os profissionais habilitados para lidar com as questões que fazem parte da compra de uma propriedade à vista.

Como se preparar para comprar apartamento à vista?

Imóveis são investimentos de alto custo, o que você, com certeza, já sabe. Portanto, comprar um apartamento à vista implica organizar-se financeiramente podendo, inclusive, valer-se do mercado financeiro para aplicar seu dinheiro e deixá-lo rendendo até o momento da compra.

Considerando que todo financiamento acarreta perda de dinheiro, já que se acumulam juros ao longo dos anos, comprando à vista você pode rentabilizar seu investimento e aumentar o poder de barganha. Afinal, ter o montante necessário para adquirir o imóvel sem depender de parcelamento é visto como algo extremamente atrativo pelos vendedores. Você pode aproveitar isso para fazer um ótimo negócio, pagando menos por uma propriedade excelente.

Além disso, fique a atento ao passo a passo abaixo. Vamos detalhar melhor o que pode ser feito para você acertar em sua compra.

Conheça seus ganhos e custos

Como estamos abordando organização financeira para comprar apartamento à vista, é primordial que você conheça todos os seus ganhos e custos atuais. Por meio dessas informações será possível definir o que pode economizar e em quanto tempo. Isso também garante que você não entre em maus lençóis por se esquecer de algum ponto específico das suas finanças e gastar mais do que ganha, por exemplo.

Conhecendo seus ganhos e custos você terá domínio sobre seu próprio dinheiro e saberá qual é seu poder de compra nos próximos anos. Não subestime a importância desse detalhe e faça uso dele para se organizar melhor.

Pesquise o preço dos imóveis nos quais você tem interesse

No processo de compra de apartamento à vista, geralmente começamos com uma ideia vaga daquilo que queremos, não é? Pois bem, as coisas começam a ficar mais claras quando você põe a mão na massa e começa a pesquisar preços e perfis dos imóveis.

É a partir desse ponto que você consegue vislumbrar onde poderia morar e quanto deveria pagar para estar naquele apartamento. Isso é bastante importante porque permite saber quanto precisa economizar e em quanto tempo será possível ter o montante de dinheiro necessário para investir no imóvel desejado.

Leve em conta que o mercado imobiliário é amplo e diverso, então, mais uma vez, contar com uma imobiliária e seus profissionais prontos para auxiliá-lo pode facilitar bastante esse processo. Assim, você salva tempo e otimiza a sua pesquisa. Pense nisso.

Converse com seu cônjuge

Para quem é casado ou tem uma relação estável, conversar com o cônjuge é outra peça importantíssima para a conclusão de uma compra bem-sucedida. Tenha certeza de que os planos e expectativas de vocês estão bem alinhados, pois não há nada pior que realizar um investimento alto como a compra de um bom apartamento e depois se arrepender por não ter acertado devidamente as arestas da relação.

Inclusive, se vocês ainda não têm filhos ou já têm, mas pensam em aumentar a família, considere esse ponto importantíssimo na hora de olhar um imóvel com o cônjuge. Isso certamente significará um quarto a mais e um espaço mais amplo no apartamento para que todos possam viver com conforto e desfrutar de lazer.

Com diálogo, tudo se descomplica. Então, invista em uma boa comunicação e garanta que a negociação não seja comprometida por interesses divergentes.

Considere investir parte do dinheiro guardado

Uma excelente forma de levantar dinheiro mais rápido e fazê-lo render para além do valor necessário para a compra é aplicar parte dos recursos no mercado financeiro. Conforme adiantamos em outro ponto deste post, é muito melhor ter essa iniciativa que perder dinheiro em juros como aconteceria em um financiamento. Aproveite a escolha de comprar à vista para cuidar melhor do seu dinheiro e multiplicá-lo.

Atualmente, já há muitas operadoras no Brasil atuando nesse mercado e você não terá dificuldades para encontrar aquela que o atenda melhor. Pesquise e aproveite as oportunidades existentes para realizar o seu plano.

Esteja pronto para negociar

Depois de seguir todos esses passos, chega a hora de negociar. Vá preparado para esse momento. Isso significa ter, pelo menos, duas contrapropostas como cartas na manga para as condições de compra colocadas pelo vendedor.

Novamente, se você tiver um profissional do ramo imobiliário do seu lado, as chances de se sair bem na negociação aumentam significativamente. A elaboração de boas contrapropostas e a forma certa de apresentá-las determina o sucesso da compra nesse momento final. Conte com uma imobiliária para ajudá-lo nisso e conclua a caminhada rumo à compra do apartamento à vista da melhor forma possível.

Quais são as vantagens de comprar apartamento à vista?

As propostas para comprar um imóvel são tentadoras. Quando se trata de financiamento, compra na planta e, até mesmo, aquisição à vista, é preciso analisar com cuidado os prós e contras de cada uma das opções levando em consideração a sua realidade. Quando se fala em realidade, não é apenas no momento atual, mas em longo prazo também.

Se você fez as contas e percebeu que é possível, confira algumas das vantagens para considerar e adquirir seu apartamento à vista.

Ter abatimento no valor por causa da eliminação de juros

Juros e taxas são custos que podem pesar bastante na compra de um apartamento. Muitas vezes, os valores dos juros no financiamento são tão altos que, ao quitar o imóvel, o comprador paga quase o dobro do preço da propriedade. Além disso, a compra parcelada compromete uma parte do orçamento familiar por décadas.

Apesar de ajustes e queda nas taxas de juros, eles ainda representam gastos altos em longo prazo. Portanto, se de acordo com suas economias houver a possibilidade de adquirir um apartamento à vista, você se livrará de custos com juros e poderá até mesmo investir esse dinheiro ao longo dos anos.

Dispor de mais folga na renda para custos pós-compra

Após a compra do apartamento, tenha em mente que ainda haverão outros gastos que merecem a sua atenção. Entre os custos que estão além da aquisição em si, há impostos, escritura e talvez reformas que possam ser necessárias, como pintura, troca de louças, acabamentos e outros detalhes.

Nesse sentido, é preciso analisar se o valor que você tem disponível é suficiente para arcar com essas despesas sem comprometer sua renda no futuro. Portanto, se deseja comprar o imóvel à vista, coloque no papel todos esses custos. Assim, é possível realizar a compra e ainda ter uma folga na renda.

Ampliar o poder de negociação

Talvez essa seja uma das principais vantagens de ter o valor em mãos para comprar à vista. Com as crises que já ocorreram no setor imobiliário, garantir a venda à vista é muito mais seguro para os vendedores do que efetuá-la a prazo. Por isso, quem dispõe do dinheiro para comprar no ato terá muito mais poder de negociação, o que pode garantir bons descontos.

Desse modo, saber fazer negócios é fundamental, pois é possível conseguir preços mais baixos, principalmente se a construção do imóvel ainda estiver em curso. Isso ocorre porque o valor ajuda a financiar os custos da construtora, o que é um benefício e tanto que ela não vai querer desperdiçar.

Como você pôde ver, é perfeitamente possível realizar seus planos com sucesso. Agora que tem as informações necessárias, será mais fácil comprar apartamento à vista. Dessa maneira, o sonho da casa própria está cada vez mais próximo. Se for preciso, releia os pontos apresentados neste post e se prepare para adquirir o imóvel que tanto deseja.

Se gostou de saber que vale a pena comprar apartamento à vista e entender todas as vantagens que envolvem esse tipo de aquisição, siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Sem comentários

Cancelar