Como escolher a melhor localização do imóvel? Aprenda aqui!

Como escolher a melhor localização do imóvel? Aprenda aqui!

Escolher um lugar para morar é uma decisão que depende de inúmeros fatores e, muitas vezes, exige bastante pesquisa. Afinal, é nesse local que você e a sua família vão viver! Por isso, é importante que ele proporcione segurança, conforto e qualidade de vida. Porém, o que deve ser levado em consideração na hora de decidir a localização do imóvel?

Primeiro, avalie as necessidades de todos os integrantes da família, como estar perto do trabalho, da escola, de parques, de clubes e outros pontos estratégicos. Depois, é preciso analisar as condições oferecidas pela região escolhida, verificando se o local é seguro, como é o trânsito e transporte público, quais os serviços próximos e as opções de lazer.

Para evitar que você tenha dor de cabeça e aborrecimentos futuros, separamos os itens mais importantes que devem ser levados em consideração ao escolher o melhor local para o seu lar. Continue com a leitura e confira as dicas!

Faça pesquisas sobre o bairro

Fazer pesquisas sobre a região é fundamental para escolher a melhor localização para seu imóvel. Faça buscas na internet sobre quais são os melhores bairros para morar. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, a zona oeste de São Paulo foi a mais bem avaliada para viver — eis uma boa dica! Além disso, o local é valorizado no mercado imobiliário.

Mesmo que a região escolhida seja bem avaliada, vale a pena visitar o local mais de vezes, pela manhã e durante à noite. Se possível, vá até lá em diferentes dias, incluindo finais de semana e os feriados.

O processo pode ser um pouco desgastante, mas vai proporcionar uma boa percepção sobre a rotina do bairro e evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Descubra se é um local seguro

A segurança também deve influenciar muito na decisão do local onde morar. Assim, verifique se há policiamento na região  com rondas diárias ou por meio de unidades base. Além disso, muitos locais possuem um sistema de vigilância privada, garantindo ainda mais segurança.

Outra maneira de acompanhar essa questão é acompanhando os noticiários. Por isso, mantenha-se atualizado e se informe sobre os dados de violência da região. Uma boa dica é consultar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que traz um panorama da situação e mostra como é a vida nos municípios brasileiros.

Considere a proximidade do trabalho

Antes de decidir sobre o melhor lugar para morar, avalie a sua rotina e da família com relação aos trajetos diários. É importante que o local seja perto ou que o percurso entre casa e trabalho seja o mais curto e eficaz possível.

Nesse ponto, tenha em mente também a trajetória entre o imóvel, o trabalho e a escola dos filhos. Inclua ainda distâncias percorridas até a academia, clube ou lugares que mais frequenta. Isso facilita a locomoção, evitando transtornos e o estresse do trânsito.

Avalie os serviços disponíveis na região

Na hora de comprar um imóvel e escolher o lugar para morar, avalie os serviços que a região disponibiliza. Alguns exemplos são:

  • padarias;
  • supermercados;
  • shopping center;
  • feiras;
  • academias;
  • escolas;
  • farmácias;
  • hospitais;
  • clínicas etc.

Ter uma casa ou apartamento perto desses locais traz uma série de facilidades, já que elimina a necessidade de percorrer grandes distâncias para comprar comida e remédios ou fazer ginástica.

Outra vantagem de morar em uma região de fácil acesso aos serviços essenciais é que vai valorizar a propriedade.

Verifique as opções de lazer

As opções de lazer são outro aspecto a ser analisado sobre a localização do imóvel. Estar próximo de praças, parques, restaurantes, cinemas e teatros facilita o acesso aos momentos de descanso e lazer. O ideal é que esses lugares não estejam tão afastados da sua residência, para favorecer programas culturais ocasionais em família.

Observe se a região possui áreas verdes, como bosques, praças ou parques. São regiões que podem tornar o ambiente mais bonito, harmonioso e saudável. Essa é outra característica que vai fazer o imóvel ser valorizado no mercado, seja ele novo ou usado.

Conheça as condições de transporte e trânsito

Quem vai se mudar precisa ficar atento quanto ao trânsito e ao acesso às principais vias do bairro. Passar horas em congestionamentos e correr risco em ruas pouco seguras são problemas que não apenas consomem seu tempo como também trazem riscos desnecessários.

Por isso, visite a região de carro e observe:

  • o fluxo dos veículos;
  • as zonas com pouco movimento;
  • os pontos de maior engarrafamento.

Se possível, faça percursos utilizando transporte público, como ônibus e metrô. Mesmo que use apenas o carro, teste outras opções de locomoção. Essa é uma outra estratégia para analisar se a região é ou não acessível. A atenção a esse tópico pode evitar muito desgaste e estresse.

Observe o nível de tranquilidade do ambiente

Já se perguntou se a região em que pretende morar é barulhenta? Bares e casas noturnas próximas ao imóvel podem causar dor de cabeça em quem procura um lugar mais tranquilo. Antes de tomar uma decisão, verifique como é a vida noturna.

Fique atento à iluminação e ventilação

Além do silêncio, observe a iluminação e a ventilação do local. Entre no imóvel em diferentes horários do dia para descobrir se é arejado e em quais pontos bate sol. Essas duas características garantem um ambiente saudável e podem proporcionar uma vida melhor para você e sua família.

Avaliar o local do imóvel é uma tarefa que demanda bastante pesquisa, tempo e dedicação. No entanto, prestar atenção a essas questões e não ter pressa na hora da escolha são atitudes que vão ajudar você a morar no lugar em que sempre sonhou, com mais qualidade de vida e segurança.

Sem contar no fato de que sua família terá uma assistência maior, acesso facilitado aos locais que frequenta e, consequentemente, viverá com menos estresse e mais felicidade.

Viu só quantas vantagens é possível obter escolhendo bem a localização do imóvel antes de comprar? Se você quer ficar por dentro dessas e mais dicas sobre o assunto, assine agora a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o assunto!

Sem comentários

Cancelar