Como decorar um banheiro? Descubra com essas 7 dicas

Como decorar um banheiro? Descubra com essas 7 dicas

Uma casa bem decorada consegue transmitir sensações de bem-estar em qualquer um que ali esteja. O principal objetivo de investir em decoração é justamente o de proporcionar conforto — tanto visual, quanto físico. Você já pensou a respeito de como decorar um banheiro?

Assim como todos os ambientes de convivência de uma residência, eles devem ser pensados para agradar seus usuários. Por esse motivo, neste post vamos trazer 7 dicas para a decoração do banheiro. Vamos lá?

Por que decorar o banheiro?

Sabemos que o banheiro não é um cômodo no qual passamos tanto tempo, principalmente quando comparamos com os quartos e a sala. Mas não é por esse motivo que devemos esquecer de pensar na decoração desse ambiente de uma residência, principalmente quando existe esse cuidado com o restante da casa.

Quando pensamos em qualidade de vida, um lar agradável está na lista de coisas mais importantes para alcançar esse objetivo — e os banheiros fazem parte dessa equação. Então vamos conhecer 7 dicas bastante práticas para que você invista na decoração desses cômodos em sua residência.

Como decorar um banheiro?

Seja durante uma reforma ou depois que sua casa ou apartamento já estejam habitados, as possibilidades de decoração de um banheiro são amplas e permitem melhorias em vários momentos. Veja:

1. Invista em bons revestimentos

Essa é uma dica para ser pensada quando estiver sendo feita uma reforma no local. Os revestimentos de um banheiro podem ser essenciais para a composição de um ambiente bem decorado. A escolha do melhor piso e a combinação com um revestimento de parede diferenciado podem ser o suficiente para proporcionar estilo ao cômodo.

Então não se esqueça de escolher bons revestimentos para os banheiros do seu lar, pois mesmo que seja necessário um gasto maior, os resultados serão apreciados por bastante tempo.

2. Use plantas

Há algum tempo as plantas estão ganhando mais presença nas decorações internas das residências. O uso de vasos com flores, cactos e suculentas dentro de casa — apenas alguns exemplos das diversas plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos — já está se popularizando entre os apreciadores da natureza como elemento decorativo.

E usar plantas para decorar os banheiros é uma excelente escolha. Não é preciso ter muitos cuidados no quesito quantidade, então quanto mais verde melhor! Observe as superfícies que podem servir como apoio e espalhe os vasinhos pelo local. O uso das plantas vai deixar o ambiente com muito mais vida e frescor.

3. Não tenha medo de usar quadros

Sim, quadros podem — e devem! — fazer parte da decoração de um banheiro. Esses elementos visuais são ótimos para agregar valor estético ao ambiente e costumam ser encontrados no mercado por preços acessíveis, ou seja, além de serem bons elementos decorativos também custam pouco.

Por esses motivos, não existem desculpas para não considerar a utilização de quadros como peças decorativas em um banheiro. Vale até emoldurar pôsteres de filmes que você goste e montar uma decoração temática. O céu é o limite para usar a criatividade.

4. Escolha os móveis certos

Essa dica também deve ser considerada para um momento de reforma — ou até mesmo ao contratar um profissional para desenvolver um projeto de decoração em sua casa ou apartamento — já que mudar os móveis de um banheiro não é tarefa tão simples.

Mas escolher os móveis certos para esse cômodo já facilita bastante para compor uma boa organização do espaço. É possível, inclusive, escolher móveis que já tenham áreas específicas para a colocação de plantas ou que deixem superfícies disponíveis para apoiar quadros, por exemplo.

Os móveis corretos são como o esqueleto do ambiente. Servirão como os elementos de sustentação para todas as outras ideias de decoração que estamos apresentando aqui, então é bastante válido considerar o investimento em um bom projeto de móveis para o banheiro.

5. Use seus objetos pessoais como decoração

Nem só de plantas e quadros pode ser feita a organização visual de um banheiro. Muitas vezes é possível transmitir as características pessoais dos moradores do local fazendo uso de seus objetos na decoração. Um bom exemplo dessa dica é explorar as diferentes formas dos frascos de perfumes como elementos decorativos.

Para isso, uma ótima escolha é comprar uma bela bandeja que combine com o estilo de seu banheiro — pode ser espelhada, de prata ou de madeira, tudo vai depender dos materiais que fazem parte da estrutura do ambiente. Depois é só organizar os frascos dentro da bandeja e deixá-los na bancada, exercendo um papel decorativo.

6. Use cores vibrantes

A dica é fugir um pouco dos clássicos branco e bege que costumam ser muito usados nos banheiros. Certamente a escolha das cores vai depender do estilo dos donos do local, mas é interessante considerar que o uso de cores vibrantes também fica excelente.

As cores podem estar nos revestimentos, como em pastilhas de vidro ou peças de cerâmica estampadas. Por sua vez, é possível que o colorido esteja presente em apenas uma parede, o que funciona muito bem para os menos ousados. Mas também fica legal apostar nas cores em todos os revestimentos do banheiro. Tudo deve ser feito em função do gosto dos moradores.

Outra opção é investir em móveis coloridos em contraste com revestimentos mais neutros. Dessa forma, o visual fica descolado sem correr o risco de cair no exagero.

7. Invista em organizadores

A última dica é uma das mais simples: compre organizadores para usar como elementos decorativos em seu banheiro. Podem ser organizadores de acrílico para guardar maquiagens, ou pequenas cestas de corda para armazenar as toalhas, por exemplo. Observe o estilo do ambiente antes de comprar essas peças, seguindo a mesma ideia da escolha de uma bandeja para os perfumes, como mencionamos anteriormente.

Também é possível usar áreas livres da parede para pendurar cestinhas organizadoras e guardar escovas de dente, produtos de cabelo, ou quaisquer outros objetos que se queira armazenar em um banheiro. Além de ser uma ótima dica de decoração, vai ajudar na manutenção da organização de sua casa.

O que achou dessas dicas? Agora está mais fácil decidir como decorar um banheiro, não é mesmo? Basta colocar em prática algumas das ideias acima para deixar esse ambiente incrível. Você vai perceber que decorar um cômodo como esse é mais simples e rápido do que imaginava.

Se você gosta de artigos como este, que falam sobre assuntos que envolvem decoração, aprenda também a decorar a cozinha e deixá-la do seu jeito! Temos ótimas dicas.

Sem comentários

Cancelar