Como comprar um apartamento na planta: saiba o que avaliar

Como comprar um apartamento na planta: saiba o que avaliar

Conquistar a casa própria é o desejo de grande parte dos brasileiros. Afinal, quem não gostaria de ter um cantinho para chamar de seu, decorar de acordo com o seu estilo e nunca mais se preocupar com o aluguel? Há muitas dúvidas, porém, sobre como comprar um apartamento na planta, o que pode ser um empecilho para a conquista desse sonho.

Na hora de procurar pelo local ideal, quem considera investir em um imóvel na planta acaba tendo várias questões, seja sobre os prazos de entrega, formas de pagamento ou outros detalhes importantes para a compra.

Pensando no assunto e para sanar todas as suas dúvidas, criamos este post especial, com todas as informações para você descobrir como comprar um apartamento na planta. Confira já!

Entenda o que é um imóvel na planta

Se você está em busca da casa própria, o primeiro passo para fazer um bom negócio é entender o que, de fato, é um imóvel na planta. Basicamente, esse é um modelo de venda que ocorre quando o apartamento ainda está em construção.

Após fechar o negócio, ocorre a promessa de compra e venda futura, também chamada de contrato preliminar. Ao longo dos meses, o comprador paga as parcelas de modo adiantado para a construtura e sem que a construção esteja pronta. Nesse processo, o valor arrecadado das parcelas servirá para financiar as obras do apartamento. Já quando o projeto é concluído, o consumidor passa a pagar o valor integral do imóvel.

Esse pagamento pode ser feito por meio de financiamento ou outros recursos. De qualquer modo, é somente nesse período em que a venda é formalizada e o comprador pode usufruir do bem. Apesar de muitas pessoas ficarem inseguras com esse tipo de negociação, tal modelo de compra e venda oferece grandes vantagens. São elas:

Preço acessível

Um dos grandes atrativos dos apartamentos na planta é, sem dúvidas, o preço mais acessível do que os que já estão prontos para entrega. Para garantir boas vendas, muitas construtoras ainda oferecem oportunidades bastante flexíveis para os futuros compradores. Ou seja, esta pode ser a chance perfeita caso você queria fazer um investimento mais econômico.

Valorização do imóvel

Para quem quer fazer um excelente negócio, o apartamento na planta é a melhor alternativa. Isso porque, caso você escolha um bairro com grande potencial, os seus ganhos podem ser muito vantajosos.

A dica é que, antes de comprar, você analise se a região possui fácil acesso ao metrô ou pontos de ônibus, se é um local com bastante empreendimentos e comércio diversificado, como shoppings, farmácias e mercados. Assim, em poucos anos, o valor do seu imóvel será muito mais alto do que aquele que você pagou.

Maior oportunidade de planejamento

Como já foi dito, você só terá em mãos as chaves do seu apartamento após a finalização da obra. Diferente do que muitos imaginam, esse fato pode ser muito positivo para você.

Nesse caso, há a possibilidade de planejar melhor todas as etapas da sua mudança, envolvendo desde a compra dos móveis ao projeto de decoração. Em outras palavras, você terá muito mais tempo e tranquilidade para organizar o seu novo lar, bem como a sua nova rotina.

Praticidade na documentação

Quando compramos um imóvel antigo, é muito comum enfrentarmos problemas de documentação. Isso acontece devido aos registros incompletos, atrasos no pagamento de impostos ou taxas, entre outros empecilhos.

Já com um apartamento na planta, você não terá esse tipo de preocupação. Por começar uma compra desde a etapa zero, dificilmente você encontrará falhas na papelada. Menos dor de cabeça e muito mais praticidade!

Saiba mais sobre o prazo de entrega 

Uma das principais dicas para quem quer saber como comprar um apartamento na planta é se atentar aos prazos de entrega. Ter cuidado nessa etapa é fundamental, já que você financiará a construção da sua própria residência. O prazo de entrega varia muito, mas pode ocorrer entre 18 e 36 meses após o contrato.

Esse período dependerá do imóvel, das áreas externas, de lazer e o que mais a infraestrutura do local permitir. Para fugir de problemas, analise muito bem todas as cláusulas contratuais no momento da compra. Verifique com atenção os pontos que citam a variação do valor das parcelas ao longo dos anos, bem como as informações referentes aos prazos de entrega.

Tenha atenção, inclusive, se o contrato apresenta a previsão de multa para situações de atraso de entrega. Caso isso ocorra, a sugestão é não assinar nenhum aditivo contratual sem antes acionar o órgão de defesa do consumidor. Dessa forma, você garante os seus direitos como comprador e tem a oportunidade de resolver a situação pelo melhor caminho.

Conheça as principais formas de pagamento

Em geral, as construtoras oferecem muitas facilidades para quem quer investir em um apartamento na planta. Atualmente, as opções de consórcio ou financiamento são as mais utilizadas. No entanto, antes de partir para a compra, você deverá conhecer a fundo todas as etapas dos procedimentos.

Consórcio

O primeiro deles é o consórcio, uma forma de aquisição de bens com a união de outras pessoas. Esse modelo é sempre administrado por uma empresa, que oferece a possibilidade de pagamento por meio de parcelas mensais ou na aposta de lances para acelerar a liberação do valor do imóvel. Com a carta de crédito liberada, o consorciado pode realizar a compra e dar continuidade ao pagamento até a quitação.

Financiamento

Há também o financiamento, considerado uma espécie de compra parcelada. Aqui, o valor total do imóvel é dividido em um prazo preestabelecido por contrato. Para os financiamentos tradicionais, são cobrados juros e taxas, e quem financia a compra do imóvel é o banco ou a própria construtora. Caso você tenha interesse nessa opção, faça algumas simulações de compra para saber se será possível arcar com as parcelas do imóvel.

Lembre-se de que, independentemente da sua preferência, o caminho mais seguro é escolher um valor de mensalidade que caiba no seu bolso e não comprometa o orçamento mensal.

Viu só? Conquistar a sua casa própria pode ser muito mais fácil do que você imaginava! Agora que você já sabe como comprar um apartamento na planta, aproveite a oportunidade, visite nosso site e comece já a investir nesse projeto!

Sem comentários

Cancelar