Casa aquecida: 7 dicas para manter seu lar aconchegante e quentinho

Casa aquecida: 7 dicas para manter seu lar aconchegante e quentinho

Nas estações mais frias do ano, manter a casa aquecida é a principal meta de todas as pessoas. Muitas acabam libertando sua criatividade para enfrentar as baixas temperaturas. Você mesmo já deve ter tido muita vontade de ficar debaixo das cobertas em plena segunda-feira, não é mesmo? É inevitável não querer se encaixar em qualquer canto mais quentinho do apartamento.

Contudo, alguns detalhes na decoração podem deixar todos os cômodos do seu apartamento muito aconchegantes e com mais conforto térmico. Quer conhecer as dicas que reunimos? Continue acompanhando este post!

1. Instale cortinas

Durante o dia, deixe a luz do sol entrar por todas as janelas da casa. Assim que escurecer, feche as cortinas. Essa ação cria mais uma camada de isolamento e mantém todo o calor que os ambientes receberam pela manhã. Para manter a temperatura quentinha, certifique-se de que não há nenhuma fresta que possa fazer o frio de fora invadir o interior da residência.

2. Aposte em tapetes

Utilizar tapetes na decoração já traz um toque de elegância para a composição. Esses elementos são ótimos para o controle de calor dos cômodos. Sendo assim, você pode escolher modelos que sejam funcionais para essas épocas frias.

É indicado inserir tapeçarias sob os móveis da sala, mesa de jantar ou qualquer assento, funcionando como um aquecedor para os pés descalços. Para aumentar a sensação de calor, é possível colocar uma passadeira nos corredores também.

Os melhores são os modelos mais grossos. Por exemplo, a lã é uma excelente opção, dado que é um material com alta durabilidade e que toda a família poderá apreciar.

Para a instalação dos tapetes, é fundamental considerar o estilo de vida de todos os moradores. Se os moradores são idosos ou crianças, é essencial que os tapetes sejam antiderrapantes para a segurança desses integrantes e para evitar possíveis acidentes.

3. Invista em almofadas de pelo

Quando o inverno chega, é importante adaptar o visual da casa para que tudo se torne mais aconchegante. No caso das almofadas de pelo, isso não é diferente. A própria textura é extremamente aconchegante e entrar na sala ou no quarto e deparar-se com itens como esses é essencial para arrematar a atmosfera fria de fora da casa.

Para que a decoração não se torne muito sufocante, você pode optar por almofadas com cores que se destacam no ambiente. Desse modo, se o restante da composição for minimalista, pode escolher estampas com cores complementares; já se a decoração for mais sóbria, aposte em tonalidades vibrantes ou mesmo em tons frios, mas em suas versões abertas.

4. Espalhe mantas de tricô pela sala

Não há como fugir desses acessórios de decoração. Eles envolvem uma variedade de composições, desde estilos rústicos aos contemporâneos. Há uma arte em utilizar mantas de tricô sobre o encosto do sofá ou da poltrona.

Como o material é mais quente, criará um isolamento térmico interessante no ambiente. Além disso, esses elementos adicionam textura e vida para o cômodo, dando aquele toque especial na decoração da sala.

Imagine-se aconchegado em um cobertor macio, com seu livro nas mãos, uma xícara de café sobre a mesa lateral e a neblina lá fora. Incrível! Ademais, não há nada mais romântico do que ter a manta de tricô na composição.

5. Coloque fita adesiva nas portas e janelas

O quarto está quentinho e você está assistindo àquele filme à noite. De repente, começa a sentir um ar frio vindo de um ponto específico. Quando vai procurar de onde está vindo, é justamente de uma fresta da janela. Isso é um pesadelo!

Para que suas noites frias sejam mais confortáveis, coloque fita veda fresta nos cantinhos das janelas. É bem comum que, com o tempo, a vedação das portas e janelas comece a ceder, e essa é uma solução bem criativa para você deixar o frio de lado. Essa ideia também ajuda a diminuir os ruídos de fora da casa.

6. Acenda velas

As velas são atemporais e perfeitas para todas as ocasiões. Acendê-las no ambiente cria um clima aconchegante, causa impacto e combina perfeitamente com todos os tipos de decoração. Inclusive, velas aromáticas dão uma nova atmosfera à composição.

Elas podem ser colocadas nas mesas de canto junto a um belo arranjo de flores. Nos quartos, além de aumentarem o calor, as velas levam um aspecto de relaxamento essencial para esse cômodo. Todos os cantos da casa combinam com a aplicação desses itens, os quais funcionam muito bem como luminárias.

No entanto, por motivos de segurança, posicione-as dentro de recipientes de cerâmica ou vidro para evitar que o acendimento cause uma grande sujeira na superfície do seu móvel por conta da cera derretida.

Se você tem filhos pequenos que podem brincar com o fogo, certifique-se de colocar as velas fora do alcance deles, uma vez que um dos perigos desse elemento para a decoração é iniciar um incêndio. Contudo, se você tomar os cuidados necessários, poderá maximizar sua utilização.

7. Tenha um aquecedor portátil

O aquecedor portátil é essencial para os dias frios. Por menor que seja, ele tem a capacidade de transportar o calor necessário para um cômodo específico. Uma dica é deixá-lo ligado durante uma hora dentro do quarto fechado. Depois, é só entrar, desligá-lo e aproveitar aquele calor que o aparelho deixou no ambiente.

A vantagem dos aquecedores portáteis é que são elétricos e não exigem instalação. Basta ligá-los na tomada e desfrutar do clima quentinho. Para o conforto da família, é interessante preferir modelos equipados com dispositivo de segurança, como proteção anti-queda ou sobreaquecimento. Assim, todos poderão ficar despreocupados.

Como você pôde ver, não é necessário gastar muita energia para manter o seu apartamento aquecido durante o inverno. Basta utilizar a criatividade e uma boa adaptação na decoração, para que os cômodos se tornem espaços aconchegantes, e você não precisará mais se limitar a ficar apenas debaixo das cobertas.

Você curtiu essas dicas para deixar a casa aquecida? Então, veja também o nosso post “Tipos de cortina: saiba quais são os principais e como utilizá-los” e descubra o modelo perfeito para instalar em sua decoração de inverno!

Sem comentários

Cancelar