Por que o bairro Brooklin é um dos melhores de SP para morar ou investir?

Por que o bairro Brooklin é um dos melhores de SP para morar ou investir?

Uma das dificuldades de quem quer comprar um imóvel em São Paulo é escolher o bairro ideal. O bairro Brooklin tem se tornado uma das melhores regiões dessa cidade para morar ou investir. Ele apresenta várias vantagens para quem procura uma casa, ou apartamento novo, para morar com a família ou alugar.

Por isso, neste post, vamos falar sobre as principais características do bairro Brooklin que vão mostrar que esse local merece sua atenção e pode conquistar você. Não perca!

Acessos e locomoção

O Brooklin está localizado entre os bairros Itaim Bibi e Santo Amaro. Ele também é vizinho de Vila Cordeiro, Indianápolis, Olímpia e Campo Belo. Antigamente, esse bairro era conhecido como Brooklin Paulista, mas hoje se divide em Brooklin Velho e Brooklin Novo.

O acesso de carro e ônibus pode ser feito pelas principais ruas e avenidas que delimitam o bairro, como Marginal Pinheiros, Avenida Washington Luiz, Rua Roque Petroni Junior e Avenida dos Bandeirantes. Esta última conecta o bairro ao Aeroporto de Congonhas. Já a avenida Santo Amaro é um caminho rápido para ligar a Zona Sul ao centro da cidade.

A grande variedade de comércios e serviços da região também permite realizar muitas tarefas do dia a dia sem tirar o carro da garagem. A pé ou de bicicleta, você terá opções para se deslocar, resolver os assuntos do dia a dia e se exercitar.

As ciclovias estão localizadas próximas ao Rio Pinheiros e também na Chácara Santo Antônio. Como alternativas, há a Ciclorrota do Brooklin, a ciclofaixa de lazer do Parque do Povo e a ciclovia do Rio Pinheiros.

Transporte público

O bairro Brooklin tem uma ótima infraestrutura para mobilidade urbana, permitindo chegar às mais diversas regiões de SP por meio de transportes públicos. Ele é alimentado por diversas linhas de ônibus que, em sua maioria, chegam aos pontos mais importantes do bairro, como grandes avenidas, praças, parques e shoppings.

A região também é alimentada pela Linha Lilás do metrô com algumas opções de estação: Brooklin, localizada na Av. Roque Petroni Júnior, e Campo Belo, na Av. Santo Amaro, que possibilitam a conexão com as linhas Azul e Verde do metrô por meio das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, respectivamente.

Além disso, a Linha Esmeralda da CPTM também é uma alternativa de transporte público de acesso ao bairro, com as estações Morumbi, Berrini e Vila Olímpia, todas localizadas na Avenida das Nações Unidas. A mais próxima da região é a estação Berrini, que fica a poucos quarteirões da Sociedade Hípica Paulista.

Saúde e educação

Se você tem filhos, com certeza uma das suas preocupações ao procurar um imóvel em São Paulo é o acesso a boas escolas. Nesse quesito, o bairro Brooklin não deixa a desejar, já que tem diversas opções do ensino infantil até o superior.

Entre as instituições de ensino infantil e médio você poderá escolher: Colégio Internacional Anhembi-Morumbi, Colégio Adventista do Brooklin, Curumim Educação Infantil, Vértice, Aubrick Escola Bilíngue Multicultural, além de outras opções.

Também existem escolas de música, como a EMMP (Escola Moderna de Música e Produções), e instituições focadas em ensino de idiomas, como Wizard, Cell Lep e Yázigi. Assim, seus filhos ficarão bem atendidos com escolas e atividades extracurriculares.

Para a educação superior também existem opções próximas, como Universidade Paulista (UNIP), Anhembi Morumbi, FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Estácio Uniradial.

Além da educação, a saúde da família também estará em boas mãos. O bairro conta com diversas farmácias, hospitais reconhecidos, como Santa Paula e São Luiz, e clínicas especializadas.

Comércio e serviços

Morar em uma região com boa infraestrutura de comércio e serviços é um dos grandes benefícios do Brooklin. Nesse bairro, você será bem atendido por agências bancárias, restaurantes, academias, supermercados e padarias. Assim, terá mais qualidade de vida por não precisar se deslocar para muito longe para resolver as principais pendências da família.

O Brooklin também conta com shoppings próximos, como Market Place e Morumbi. Ambos oferecem excelentes opções para vestuário, cinema, alimentação e escritório. O Morumbi já foi eleito o melhor shopping de São Paulo, tendo quase 500 lojas e uma praça de alimentação com restaurantes renomados.

A Avenida Berrini é o centro de negócios da região e pode ser chamada de Paulista do Brooklin. Algumas das sedes de grandes empresas e multinacionais de SP estão situadas nela.

Arquitetura

O Brooklin de São Paulo compartilha com o de Nova York a característica das pontes, uma vez que o nome do bairro significa “pequena ponte” em alemão. Essas pontes se tornaram atrações arquitetônicas e também cartões-postais da cidade, como a ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira.

A região é marcada por suas ruas arborizadas, arquitetura moderna e de luxo. Lá, são encontrados luxuosos centros empresariais, como o Nações Unidas e o World Trade Center de São Paulo.

Entretanto, o bairro mescla edifícios comerciais e residenciais. O Brooklin Velho é marcado por uma arquitetura horizontal, com diversas casas de alto padrão. Por outro lado, o Brooklin Novo é caracterizado pelos grandes edifícios e empreendimentos imobiliários que são lançados com frequência no local.

Lazer

O bairro Brooklin tem como origem a instalação de imigrantes alemães, fazendo com que o local tenha até hoje diversas referências culturais desse país. Essa influência se traduz anualmente nas festas Maifest e Brooklinfest, que recebe milhares de pessoas, entre moradores e turistas. Lá, você poderá se divertir com amigos e família, conhecendo mais da cultura e gastronomia alemãs, além de poder curtir as apresentações de músicas e danças típicas.

Se você gosta de arte e música, também poderá frequentar exposições de cultura, moda e pintura na Galeria L’Oeil. Já no WTC Golden Hall acontecem diversos eventos todos os meses. Além disso, o Centro Cultural Aliança Francesa oferece não só aulas de francês, mas também várias atividades culturais como teatro, música e cinema.

O lazer da família é garantido com as atividades ao ar livre. Você poderá aproveitar caminhadas e passeios de bicicleta nas ciclovias ou descansar em meio à natureza no parque Bosque do Brooklin.

A região também conta com clubes privados como o Esporte Clube Renascença e a Federação Paulista de Hipismo, que oferecem eventos, piscinas, playgrounds e outras atividades.

Outro clube tradicional é o Clube Banespa, que promove atividades variadas para os públicos infantil, jovem, adulto e idoso, incluindo aulas de futebol, danças, lutas, natação e ginástica. Assim, o bairro Brooklin garante que você nunca ficará sem atividades de lazer para realizar com a família e os amigos.

Áreas verdes

Para quem gosta de realizar atividades ao ar livre e se conectar com a natureza, os parques Severo Gomes e Parque do Cordeiro trazem uma infraestrutura maravilhosa. Eles têm bastante áreas verdes, gramados, locais sombreados por árvores e espaços para praticar caminhadas, corridas e outras atividades físicas.

Esses dois locais também permitem a entrada de pets e têm, inclusive, espaços dedicados ao divertimento dos bichinhos. Fora isso, você poderá encontrar playgrounds para a criançada e aparelhos de ginástica para manter a saúde e a forma física em dia.

Além dos parques, existem diversas praças no bairro. São opções menores e mais simples que trazem sombra e um lugar tranquilo para relaxar o corpo e a mente. Algumas delas são a Praça Lions Monções, localizada na Rua Arandú, a Praça General Gentil Falcão, no cruzamento da Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini com a Rua Sansão Alves dos Santos e a Praça Acibe Ballan Camasmie, na Rua Porto Martins.

Vida noturna

Quem não gosta de sair do trabalho depois de um dia cansativo e curtir o happy hour com os amigos? No quesito vida noturna, o Brooklin não fica para trás. Ele tem vários bares, pubs e baladas para animar o fim de tarde e a noite em São Paulo.

Neles, você encontra petiscos, música, cerveja gelada e drinks para animar e se divertir. Algumas opções de balada são o Club Cabaré, na Rua Quintana, Hi-Fi, na Rua Osvaldo Casimiro Müller, e Asia Club, na Av. Nova Independência.

Gastronomia

Além das tradicionais festas alemãs, que trazem diversos exemplares da gastronomia germânica, você poderá aproveitar restaurantes italianos, japoneses, mexicanos e de diversas outras nacionalidades que se espalham pelo bairro, deixando os moradores animados para experimentarem um pouquinho de cada país.

Se você é do tipo que aprecia boa comida e acha que experimentar diferentes gastronomias é uma das melhores formas de se divertir no tempo livre, saiba que o Brooklin conta com restaurantes de culinária típica de diversos países. Você também pode encontrar bares ideais para happy hour, paquera e baladas. Desse modo, todas as faixas etárias são atendidas pelos estabelecimentos da região.

Uma opção bastante procurada no bairro é o bar Veríssimo, cujo nome homenageia o escritor Luis Fernando Veríssimo. Cultura, música, cardápio variado e ambiente descontraído atraem moradores de toda a cidade para o local. Outra dica é o Bar Juarez, um sucesso em todas as suas quatro unidades. No Brooklin, ele está localizado na Av. Pres. Juscelino Kubitschek.

Crescimento e investimento

Apesar de ser antigo, o Brooklin passou por diversas modernizações e revitalizações ao longo dos anos. Hoje, é considerado um dos bairros nobres mais procurados de SP por ser uma região muito privilegiada.

O fato de empresas nacionais e multinacionais buscarem novos locais longe do centro e das avenidas Paulista e Faria Lima fez com que elas se instalassem no Brooklin. Como explicamos nos tópicos anteriores, a Av. Berrini concentra grandes companhias, como os estúdios da Disney e HBO, e edifícios da Nestlé, HP e Bayer. Além disso, também há diversos hotéis luxuosos e os consulados do Canadá e da Suécia.

Com diversos empreendimentos residenciais e comerciais lançados, o bairro Brooklin é um dos locais com maior valor de metro quadrado, ao lado de Jardins, Itaim Bibi e Vila Olímpia. Lá, você poderá investir em apartamentos na planta ou comprar um imóvel para reformar. Seja para morar ou alugar, o Brooklin é um dos melhores bairros de SP.

Agora que você conheceu mais sobre o bairro Brooklin e todas as suas atrações, já sabe que é uma ótima opção para investir. A Fernandez Mera está pronta para ajudá-lo nessa empreitada. Entre em contato com a gente!

Sem comentários

Cancelar