Assessoria jurídica para comprar um imóvel: entenda a importância!

Assessoria jurídica para comprar um imóvel: entenda a importância!

Todo mundo sabe que a aquisição da casa ou apartamento próprios não é fácil, então, as pessoas colocam muitas expectativas na realização desse sonho. E para que tudo dê certo, o ideal é ter sempre uma assessoria jurídica para comprar um imóvel.

O advogado é um dos profissionais que devem acompanhá-lo nesse processo, afinal de contas, ele verifica erros na documentação e confere o contrato de compra e venda, para evitar que você saia no prejuízo ou, até mesmo, perca o imóvel, dentre outras atividades.

Essa assessoria vai garantir que a negociação da compra seja bem-feita e que ambas as partes saiam beneficiadas. Se você tem a intenção de adquirir um imóvel, continue aqui e veja a importância desse serviço durante todo o processo, bem como todos os benefícios que ele pode trazer para o comprador!

O que é uma assessoria jurídica para comprar um imóvel?

A assessoria jurídica se trata de um acompanhamento de pessoas em ações da vida civil. Nesse caso, especificamente, durante o processo de compra de um imóvel. O advogado fica responsável pelas seguintes tarefas:

  • planejamento e prevenção de danos prévios à tomada de decisões do assessorado;
  • preparação, análise, estruturação e revisão de todos os contratos firmados na negociação;
  • juntada de documentos necessários;
  • ajuizamento de ações judiciais e defesa de interesses;
  • acompanhamento de todas as etapas da negociação.

Todos esses pontos têm por objetivo que você tenha total segurança na hora de adquirir um bem.

Qual a importância de consultar um advogado nesse processo?

Todo processo de compra de imóvel, sendo ele novo ou usado, deve ser registrado em um Cartório de Registro de Imóveis, devidamente composto com os dados do proprietário. Portanto, esse serviço, que é extremamente importante, é elaborado por um advogado que vai garantir total legitimidade à compra.

O profissional também verificará a situação da propriedade adquirida, ou seja, vai pesquisar se o outro proprietário deixou dívidas do imóvel. Esse é um ponto muito importante a ser tratado para garantir que você não tenha prejuízos.

Por fim, a assessoria jurídica é necessária também para acompanhar as cláusulas do contrato, pois o advogado analisará todo o conteúdo do documento a fim de verificar alguma irregularidade ou cobrança de tributos indevidos.

Por conta de tudo que foi falado é que a assessoria jurídica se faz importante, afinal de contas, se você for leigo no assunto, pode cair em muitos problemas e correr riscos na compra do imóvel.

Quais os benefícios que esse serviço traz?

Verificação dos documentos de compra

A assessoria vai auxiliá-lo na análise dos documentos de compra, uma vez que a situação de um imóvel pode ser comprovada por meio de certidões, declarações, cópia de registros, entre outros. Afinal de contas, é dessa forma que se confirma a veracidade das alegações do vendedor.

Após essa análise, o profissional também criará uma lista de exigências e orientará o cumprimento de cada uma delas, pois tudo deve estar de acordo para iniciar as negociações.

Preparação da escritura

Mesmo que seja importante, o contrato de compra e venda de imóvel não garante que seja feita a transferência de propriedade entre o vendedor e o comprador. Ou seja, é necessário que seja elaborada a escritura do imóvel, que é um documento que valida o acordo feito entre as partes.

Esse documento é feito no Cartório de Notas depois da finalização do contrato de compra e venda. O advogado auxiliará todo esse procedimento a fim de evitar a existência de erros que comprometam a aquisição do imóvel.

A escritura, após ser devidamente assinada, deve ser levada ao Cartório de Registro de Imóveis para realizar a transferência de titularidade da propriedade.

Conhecimento das leis imobiliárias

Um advogado tem conhecimento de todas as leis imobiliárias que envolvem a compra de imóveis, portanto, ele vai ficar responsável por toda essa parte burocrática da negociação, e vai garantir que todo o processo corra dentro do que regulamenta a lei. Dessa forma, você não corre riscos de ter problemas com a aquisição da propriedade.

Auxílio em financiamentos imobiliários

Muitas pessoas acabam optando por comprar um imóvel financiado, portanto, um auxílio para firmar contratos de financiamento imobiliário vai evitar que aconteçam prejuízos durante a negociação entre o comprador e a instituição financeira.

O assessor vai verificar todas as cláusulas contratuais para constar que não existem taxas de juros abusivas nas parcelas financiadas, porque, muitas vezes, acontece a capitalização velada, que é uma atividade ilegal em que há incidência de juros sobre juros de forma escondida. Sendo assim, o profissional garante que o comprador realize uma boa e segura aquisição.

Como contratar uma assessoria de qualidade?

Mas, para que todo esse processo seja feito da forma correta e com segurança, não basta apenas ter uma assessoria, você deve contratar um serviço prestado por uma empresa de qualidade.

Portanto, fique atento a alguns aspectos que devem ser considerados na hora de contratar a assessoria jurídica.

Serviço completo

O profissional escolhido deve estar capacitado para atuação completa durante todo o processo de compra do imóvel, ou seja, deve participar das negociações e da elaboração das cláusulas contratuais, deve colher e analisar os documentos, averbações, entre outros. A assessoria deve fornecer tudo o que for necessário para se ter um acordo seguro. 

Experiência

Analise se a empresa tem experiência dentro do mercado imobiliário, uma vez que é um fator fundamental para identificar problemas, fraudes e práticas irregulares que podem comprometer a negociação e prejudicar o comprador.

Comunicação simples

É estritamente necessário que o advogado envolvido no processo saiba se comunicar de maneira simples para o entendimento do cliente sobre as circunstâncias do negócio, sobre as cláusulas do contrato, sobre as condições de pagamento, bem como sobre os documentos que serão solicitados.

Por fim, tenha a consciência de que ter o acompanhamento jurídico vai evitar que você tenha prejuízos, problemas ou que seja enganado durante a aquisição de um imóvel. Todo o processo tende a ser mais tranquilo, seguro e fácil quando se tem um advogado a seu serviço.

Gostou de aprender um pouco sobre a importância de uma assessoria jurídica para comprar um imóvel? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Twitter, LinkedIn, YouTube e Facebook.

Sem comentários

Cancelar