Arte e decoração: veja como deixar sua casa mais bonita

Arte e decoração: veja como deixar sua casa mais bonita

Decorar a casa com obras de arte pode trazer resultados incríveis, já que quadros, esculturas e peças assinadas conferem muito mais estilo ao ambiente, além de deixá-lo muito mais bonito e harmonioso. Porém, para mesclar arte e decoração na sua casa, é preciso ficar atento a alguns detalhes.

Primeiramente, é importante lembrar que peças de arte são valiosas, por isso precisam de um lugar de destaque dentro do seu ambiente.

Para ajudar você a decorar sua casa usando peças e arte e valorizá-las dentro de cada ambiente, listamos a seguir algumas dicas e vantagens de usar essas peças para decorar. Acompanhe!

Fique atento ao posicionamento das obras

Antes mesmo de comprar um quadro ou uma escultura, é importante saber onde essa peça será colocada. Meça as paredes e os espaços, veja se ela cabe ali e se não vai ficar apertado ou dar a impressão de que é grande ou pequena demais para o ambiente.

No caso dos quadros, a dica é investir em modelos que tenham cores que contrastem e combinem com a decoração e que fiquem posicionados de maneira estratégica, como na parede sobre a cabeceira da cama, na sala, na parede do sofá, próximo ao aparador na sala de jantar e assim por diante.

O posicionamento dos quadros segue um padrão que você pode se basear: os quadros precisam ficar em uma média de 1,60m do chão, para que estejam em uma boa altura de visualização.

Se você vai colocar algum quadro sobre o sofá, deixe 25cm de distância entre o móvel e a peça. Já sobre o aparador, essa distância pode ser de 20cm.

Capriche na iluminação

Fazer uma boa parceria entre arte e decoração também exige um cuidado extra com a iluminação do ambiente. Investir em belas obras e posicioná-las de forma estratégica e não proporcionar boa luminosidade para que elas sejam vistas pode colocar tudo a perder.

Os cômodos podem ter as obras de arte destacadas com sua própria luz natural, mas investir em iluminação direta pode trazer a evidência na decoração que sua obra de arte merece. Abajures, arandelas e luminárias presas à parede são um charme e ainda destacam o quadro ou a escultura que vai fazer a diferença no estilo da sua casa.

Se você escolher quadros de pintura a óleo para decorar, cuidado com as lâmpadas que esquentam: elas podem estragar sua obra. A dica é investir em luzes do tipo LED, que não têm alteração na temperatura mesmo quando ligada durante horas.

Escolha uma boa moldura

É a moldura que vai ajudar a dar o tom da sua decoração. Esqueça molduras antigas e com marcas de uso, descascadas ou com desgaste. Escolha um modelo que combine com o quadro e com o estilo do ambiente no qual você vai colocá-lo.

Há vários modelos de molduras, desde as mais trabalhadas, para um ambiente mais clássico, até as mais cleans, que ficam excelentes para chamar a atenção na medida certa em cômodos que seguem esse estilo.

Destaque as obras importantes

Se você tem um quadro ou uma escultura de um artista renomado, ela merece destaque, não é mesmo? Por isso, a dica é deixar essas peças em ambientes que tenham maior circulação de pessoas, como o hall de entrada do seu apartamento ou nas salas de estar ou jantar.

O segredo de misturar arte e decoração é saber quando uma obra tem que ser valorizada e posicionada estrategicamente para que todos a admirem.

Dê atenção aos móveis assinados

Quando se fala em arte e decoração, sempre vêm à cabeça esculturas e quadros. Porém, o design de alguns móveis e sua fabricação também são considerados obras de arte. Uma série de artistas renomados têm linhas de móveis assinadas e ter um exemplar em casa também é uma forma de incluir a arte no seu ambiente.

Sofás com design diferenciado, poltronas futuristas e cadeiras confortáveis podem fazer parte da sua decoração. Um exemplo disso são as cadeiras e poltronas Eames, assinadas pelos irmãos de mesmo sobrenome, que são reconhecidas de longe por quem entende de arquitetura e trazem um estilo único ao ambiente.

Capriche nas esculturas

Reserve um espaço especial para as esculturas. Você pode posicioná-las no hall da sua casa, em um canto bem iluminado, ou na sala de estar, sobre o aparador e com uma iluminação direta caprichada.

As esculturas são peças singulares e precisam ser expostas onde exista grande circulação de pessoas, mas com o cuidado para não ficarem muito próximas de onde elas andam, para não haver o risco de esbarrar.

Cuide bem das suas obras de arte

É importante ficar atento a alguns cuidados especiais para que sua obra esteja sempre bonita. Evitar a exposição direta ao sol, por exemplo, vai impedir rachaduras e ressecamento.

Para limpeza, não use nenhum tipo de produto e nem água. Os quadros devem ser limpos com um pano macio e seco, apenas para que a poeira seja retirada. Antes de pendurar um quadro, também é importante verificar se a parede está seca e se não há infiltração, já que ela pode prejudicar sua obra.

Por último, cuidado no transporte: se você fizer uma mudança, contrate uma empresa especializada que sabe como embalar e transportar esses itens valiosos.

Tenha muita arte na decoração

Além de dar um toque especial para qualquer casa, a arte na decoração é sinônimo de bom gosto, inteligência e valorização da cultura. Além disso, as obras de arte são valorizadas ao longo de tempo e é possível até vendê-las por um preço superior ao que foi pago. Investir em uma boa peça é dar um passo importante para acertar em cheio na decoração e deixar o ambiente com mais glamour e estilo.

Misturar arte e decoração é uma atitude muito acertada na hora de deixar a casa mais bonita. Seguindo essas dicas, você vai conseguir trazer obras incríveis para o ambiente e posicioná-las de forma estratégica e que sejam vistas e apreciadas por todos. Que tal tentar incluir uma peça desse tipo na sua decoração?

Quer receber mais dicas como essa em primeira mão? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso privilegiado a todos os nossos conteúdos!

Sem comentários

Cancelar