Aprenda a manter a decoração aconchegante com essas 5 dicas

Aprenda a manter a decoração aconchegante com essas 5 dicas

Criar uma decoração aconchegante em casa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Isso acontece, pois com o uso de alguns recursos simples e práticos, é possível alcançar esse objetivo sem gastar muito e sem ter que fazer muitas reformas que causam poeira e dores de cabeça.

Assim, seguindo as dicas certas e respeitando o seu estilo e gosto pessoal, pode-se repaginar a decoração da casa de forma que ela fique mais bela, agradável e funcional. Desse modo, proporcionando muito bem-estar, satisfação e praticidade para todos os moradores do local. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura deste texto que preparamos especialmente para você!

1. Use almofadas

As almofadas são itens que não podem faltar na decoração da casa, principalmente na sala de estar. Elas ficam lindas em cima dos sofás e das poltronas, deixando o ambiente muito mais confortável, útil e aconchegante. Afinal, elas:

  • ajudam a manter a postura correta na hora de ler um livro;
  • servem para deitar a cabeça ao assistir TV;
  • podem esquentar os pés em um dia frio;
  • proporcionam apoio no colo para escrever em um caderno, utilizar o notebook, entre outros.

Assim, as almofadas não só deixam o ambiente ainda mais belo como também oferecem muita praticidade e funcionalidade durante o dia a dia. Além disso, elas também ficam ótimas decorando a cama do casal e até a cama de solteiro do quarto das crianças.

Lembre-se de que é fundamental almofadas que se encaixem na decoração de seu ambiente. Pode-se preferir as com tecidos bordados, estampas, brilhos, texturas, listras etc. Ou seja, o design de sua almofada ideal fica por sua conta. Desse modo, opte por aquela que mais retrate o seu estilo.

Vale ressaltar que as almofadas são ótimos recursos para criar efeito de destaque na decoração. Nesse caso, prefira as com cores intensas e detalhes chamativos. Porém, para uma decoração mais clean, opte pelas mais neutras.

2. Coloque mais tapetes

Os tapetes ajudam a preencher diversos espaços da casa, como os corredores, a sala de jantar, o quarto e a sala de estar. Eles trazem muita personalidade para o ambiente e podem ser utilizados tanto enfeitando o piso quanto as paredes.

Esse último caso se trata de uma decoração muito mais diferenciada e que está se tornando cada vez mais tendência nas decorações. Para isso, busque tapetes que sejam específicos para esse tipo de uso.

Além disso, tenha cuidado para não exagerar nas cores do ambiente como um todo, tendo em vista que esses tapetes tendem a criar muito destaque onde são colocados. Assim, crie um ambiente mais neutro, em branco ou tons terrosos, por exemplo, e abuse das cores na tapeçaria.

Os tapetes no piso também trazem aconchego para o local em que são colocados e deixam a decoração mais elegante e sofisticada. Portanto, é uma ótima opção para quem quer dar uma modificada na decoração de forma simples, rápida e prática.

3. Utilize espelhos

O espelho é um grande recurso para quem quer valorizar o espaço do ambiente de forma moderna e inteligente. Assim, esse tipo de decoração é essencial para cômodos pequenos. Na sala de jantar, por exemplo, preencha uma parede inteira só com espelhos que vão do chão ao teto.

O resultado será um ambiente mais amplo e iluminado, uma vez que o espelho maximiza as dimensões do espaço e reflete mais luz, causando a sensação de grandeza. Logo, a sala de jantar proporcionará mais bem-estar, pois passará a impressão de amplitude. Dessa forma, evita-se a sensação de sufocamento e escuridão que um ambiente pequeno pode proporcionar.

Faça uso dessa técnica também em banheiros e na sala de estar, caso essa seja a sua necessidade. Uma dica para o uso do espelho em um quarto pequeno é por meio dos armários. Afinal, já pensou em colocar um espelho grande em, pelo menos, uma porta do armário? Isso faz com que o quarto fique ainda mais aconchegante, espaçoso visualmente, iluminado e funcional.

4. Abuse das plantas

Trazer o verde para dentro de casa é uma excelente maneira de deixar a casa mais aconchegante e bonita. Para isso, é importante selecionar corretamente o tipo de planta que será utilizada. Isso acontece porque algumas plantas não sobreviverão dentro de casa com a ausência de luz solar. Nesse caso, prefira colocá-las na varanda ou na área externa, se isso for uma possibilidade.

Uma ótima planta para cultivar dentro de casa é a árvore da felicidade. Essa planta pode ficar na sala de estar, por exemplo, próxima à janela para ter contato indireto com a luz natural. Ela enfeita o ambiente com seus movimentos e formas, e ainda traz muita positividade para o local. Além disso, ela é fácil de cuidar, pois não necessita de muitos cuidados. Basta aguá-la 1 ou 2 vezes por semana.

As orquídeas também são ideais para enfeitar dentro de casa, seja na cozinha, na sala de jantar etc. As suas flores deixam a casa mais alegre e colorida. Para caprichar ainda mais na decoração, conte com um vaso que traga personalidade e estilo para o ambiente.

5. Quadros

Uma ótima forma de enfeitar as paredes da casa é utilizando quadros. Há diversos estilos de quadros, seja pinturas em tinta óleo, gravuras, aquarela etc. Escolha aquele que mais combina com a sua personalidade e também com a decoração do ambiente, pois isso é fundamental.

Em seguida, aposte em uma moldura que realce ainda mais as cores utilizadas no quadro e combine com o ambiente em que ele será colocado. Com certeza, o resultado será uma obra que chamará muito a atenção, seja em cima do sofá, da cama, no corredor, ou em outro ambiente da casa.

É importante respeitar as dimensões na hora de decorar com quadros a fim de deixar o ambiente mais aconchegante. Por exemplo, no caso de um quadro grande, coloque-o em cima de um sofá proporcionalmente grande de forma centralizada. Esse quadro também pode ocupar o espaço de uma parede isolada, como um corredor. No caso de um quadro pequeno, busque adicioná-lo no ambiente de maneira harmônica, por exemplo, acima de um criado-mudo.

Gostou das nossas dicas? Então, coloque-as em prática o quanto antes e deixe a sua casa ainda mais confortável e agradável. Para isso, lembre-se de que também é muito importante decorar com harmonia e equilíbrio. Ou seja, evite exageros com muitos elementos decorativos e a poluição visual com muitas informações de cores e texturas.

Viu como é fácil manter a decoração aconchegante? Gostou do nosso conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades! Estamos no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Facebook.

Sem comentários

Cancelar