Aprenda a decorar a sala e deixe o ambiente bonito e confortável

Aprenda a decorar a sala e deixe o ambiente bonito e confortável

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como decorar a sala de maneira prática, moderna e organizada, mas não sabem exatamente onde obter informações de qualidade para auxiliá-las.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os principais componentes de uma sala e explicar exatamente como selecionar cada um de acordo com o tamanho do seu ambiente e seus gostos pessoais. Acompanhe cada item!

1. Cores e espelhos

Para começar, vamos falar um pouquinho sobre cores e também sobre espelhos. Esses dois elementos podem ajudar bastante a compor a sua sala, principalmente se ela for pequena.

As cores devem estar em harmonia com aquilo que você deseja para o seu dia a dia e também com sua personalidade. Se você gosta de um ambiente mais sóbrio, prefira cores neutras nas paredes e nos móveis, como o branco e o cinza. Se for uma pessoa mais despojada, opte por cores mais vibrantes.

Lembre-se apenas que, ao escolher uma cor mais intensa como o vermelho ou o amarelo, o ideal é não abusar na quantidade. Escolha uma ou outra parede ou móvel para utilizar essa cor de destaque.

Já os espelhos costumam ser elementos interessantes quando utilizados em ambientes pequenos e que necessitam de sensação de maior espaço, afinal, quando olhamos para eles temos a impressão de que o ambiente tem o dobro do tamanho original. Opte por peças sob medida e que ocupem grandes superfícies, para obter o efeito desejado.

2. Estantes e racks

Estantes e racks são itens de grande importância e podem ser elementos que fazem a diferença entre ter um ambiente que siga as tendências de decoração ou apenas uma sala comum.

Antes de tudo, saiba o tamanho do seu ambiente. Se ele for menor e com pé direito mais baixo, o rack costuma ser uma opção bem viável, já que deixa a parede menos ocupada, o que provoca a sensação de que a sala é maior e mais aberta.

Racks não combinam muito com objetos grandes, justamente por serem mais adequados para ambientes menores, onde o aproveitamento do espaço é crucial.

No caso de sua sala ser maior e mais espaçosa, é interessante utilizar uma estante grande e com bastante nicho. Aqui, você precisará de mais objetos para incorporar ao móvel e deixar a composição ainda mais interessante.

Dependendo da sua escolha de cores, poderá optar por um rack ou estante neutros e colorir o recinto com os demais objetos. Outra opção é torná-los os elementos principais da sala, adicionando um toque de cor diretamente no móvel e mantendo o restante do ambiente mais sóbrio.

3. Sofás e poltronas

Ao escolher sofás e poltronas não basta apenas selecionar um móvel que seja bonito e diferenciado. Além da beleza, opte sempre pelos que forem mais confortáveis.

Muitos compram esses móveis pela internet e acabam arrependidos de sua compra justamente pelo desconforto da peça adquirida. Aqui, o ideal é ir à loja de móveis para selecionar seus novos estofados.

Tenha em mente que sofás pequenos são melhores em salas pequenas e sofás grandes são ideais para salas grandes. O mesmo serve na hora de escolher as poltronas.

Com relação aos tecidos e cores, não há erro em escolher algo clássico e neutro e depois caprichar com almofadas coloridas e com texturas bem diferentes.

Se for ousar e escolher algo colorido e bem interessante, lembre-se de não adicionar mais itens com muita cor à sala para não contrastar com seus estofados, que são peças grandes e de destaque.

4. Cortinas e tapetes

Uma das dicas mais importantes ao escolher as cortinas da sua casa é que elas devem sempre tocar o chão. Não fica esteticamente agradável uma cortina desalinhada e que ocupa menos espaço do que deveria na parede.

Caso estejamos falando de uma sala sem TV, pode ser utilizada uma cortina leve e que deixa entrar bastante iluminação natural, mas se você for assistir televisão no ambiente, escolha cortinas que possuam blackout, para que consiga deixar o local escuro como se estivesse em um cinema. Outra dica é optar sempre por cores neutras nas cortinas.

Os tapetes também são comumente de cores neutras, para não chamar mais atenção que os móveis, e devem ser de um tecido agradável para poder descalçar os sapatos e relaxar.

Não compre tapetes que sejam muito mais largos que os seus móveis, já que isso provoca a sensação de que sua sala é menor e menos aconchegante. Eles também não devem ser mais estreitos que os seus móveis.

5. Mesas e aparadores

Salas de estar costumam ter mesas de centro ou canto para dar apoio na hora de assistir TV ou ler um bom livro. Essas mesas, além de muito funcionais, podem ser belas e ter design diferenciado.

Os móveis precisam acompanhar as proporções do sofá e das poltronas escolhidas. O formato da mesa vai depender de seus gostos pessoais, havendo no mercado opções quadradas, retangulares, redondas, etc.

Já os aparadores costumam ficar atrás de um sofá, em salas maiores e com mais ambientes, ou então encostados em alguma parede de destaque. São móveis que auxiliam na divisão dos espaços da sala, geralmente o estar e o jantar. Escolha uma peça diferenciada e que combine com o restante do estilo escolhido.

6. Quadros, plantas e objetos decorativos

Quadros decorativos são uma excelente opção para dar destaque a paredes vazias ou então podem ser utilizados sobre o sofá para adicionar personalidade.

Plantas também estão cada vez mais em evidência dentro das casas, sendo uma tendência que veio para ficar. Aqui, a dica é escolher espécies que precisem de menos cuidados diários, para ter um cotidiano mais prático.

Por fim, os objetos decorativos finalizam a composição da sua sala, dando um toque pessoal e deixando-a com a sua cara. Você pode escolher basicamente qualquer objeto que gostar, desde que suas cores não contrastem muito com aquelas que já tenham sido selecionadas anteriormente.

Opte por velas aromáticas, vasos bonitos e peças de artesanato. Livros também são ótimos para compor o ambiente, principalmente os de arte, que costumam ter belas cores e capas exuberantes.

Bem, agora que você já aprendeu algumas dicas de como decorar a sala, que tal aprender também algumas sobre como decorar o quarto? Com certeza será uma informação bem útil e interessante para deixar sua casa ainda mais bonita.

Sem comentários

Cancelar