Confira o charme e a sofisticação dos apartamentos assinados!

Confira o charme e a sofisticação dos apartamentos assinados!

Está cada vez mais comum encontrar apartamentos assinados que atraem a atenção de compradores por sua beleza e sofisticação. A assinatura de arquitetos renomados valoriza ainda mais esses empreendimentos, além de garantir uma estética única, com as características do profissional que assina a obra. É como reconhecer o trabalho de Oscar Niemeyer por suas famosas curvas sinuosas e modernas.

Também conhecida como “arquitetura de grife”, esse conceito tem se popularizado e conquista um público cada vez maior. Afinal, quem não quer viver em um apartamento bonito e cheio de requinte, não é? As obras podem ter diversas características, o que as torna exclusivas. E a personalização é um dos principais pontos procurados quando se fala em apartamentos assinados.

Quer entender mais sobre o assunto? Saiba a seguir o que são os prédios assinados e como eles podem influenciar a sua experiência!

Como aconteceu a consolidação da arquitetura de grife?

Há algum tempo se percebe uma movimentação de clientes em busca de residências assinadas por arquitetos reconhecidos. Em inglês já existe até um termo para denominar a arquitetura de grife: starchitects. A assinatura de um profissional renomado é um grande diferencial para as obras, e essa é uma tendência global.

Esse movimento começou a se solidificar ainda mais na arquitetura moderna, em que os profissionais conseguiram colocar ainda mais suas identidades nas obras. Nesse sentido, as assinaturas dos arquitetos se tornaram um novo fator que define a valorização dos apartamentos, além dos aspectos já conhecidos, como a localização e o tamanho do imóvel.

O que é um apartamento assinado?

Obras que dialogam com a cidade e conseguem se inserir no contexto social são muito mais prestigiadas que aqueles empreendimentos que são descontextualizados com o meio. As construções autorais que agregam características únicas são facilmente identificadas, e é assim que se reconhece a assinatura de um arquiteto.

Os prédios assinados são planejados por profissionais de renome no meio arquitetônico. Essas obras têm foco na exclusividade, com um planejamento estratégico que atenda às necessidades de um público específico.

A arquitetura contemporânea não cria apenas construções; essas edificações se tornam ícones urbanos. Assim, as propriedades são facilmente reconhecidas.

Quais são as principais características desses espaços?

As construtoras buscam profissionais que não apenas sejam reconhecidos no mercado, mas que também projetem obras que dialoguem com seu público. Nesse sentido, os prédios costumam ter características que os diferem de outros. Confira algumas delas.

Exclusividade

Um dos principais fatores que têm feito as construtoras investirem em obras assinadas é a exclusividade das peças. Cada arquiteto desenvolve suas próprias características durante a carreira, e isso tem grande peso em determinar a unicidade de apartamentos e edifícios. Esse aspecto é fundamental nos projetos, já que os clientes procuram moradias em que se sintam especiais.

Valorização do imóvel

Ao avaliar um apartamento que é assinado por um arquiteto conhecido, é perceptível a valorização desse tipo de imóvel. A sofisticação presente nessas obras é um grande atrativo, geralmente unindo boa localização e espaços projetados para oferecer o máximo de conforto e beleza.

Design exclusivo

Este é um fator primordial nos apartamentos assinados. O design presente nos edifícios são de autoria dos profissionais que, de modo geral, seguem diferentes estilos.

Sejam eles modernos, contemporâneos ou de outras escolas, eles usam essas inspirações para criar algo totalmente novo com seus traços. É nisso que consiste o design tão exclusivo desse tipo de imóvel e que atrai tantos clientes.

Apartamentos bem-planejados

A experiência e o profissionalismo dos arquitetos também têm forte influência em seus projetos. Os apartamentos assinados, principalmente os mais novos, são projetados para serem mais funcionais e entregarem o máximo de conforto para os moradores. Todos os detalhes são pensados para tornar o dia a dia mais prático, e tudo isso sem perder o requinte presente nos ambientes.

Como se comporta o mercado para esses empreendimentos?

A arquitetura de edifícios assinados tem se mostrado muito positivo. A assinatura de um arquiteto reconhecido na área é um estímulo que aumenta a procura pelas unidades, que muitas vezes esgotam rapidamente. As construtoras já perceberam esse padrão no perfil e no comportamento dos consumidores e estão apostando em lançamentos de projetos criados por profissionais requisitados.

Os imóveis feitos por esses projetistas são cobiçados não apenas pela assinatura presente no projeto, mas também porque essas construções são como obras de arte a céu aberto.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, só no terceiro trimestre de 2019 houve um aumento de 20% nos lançamentos em comparação com o mesmo período de 2018. Ou seja, é um mercado que está em evidência.

Quais os exemplos de edifícios assinados?

Existe uma grande variedade de prédios assinados por arquitetos célebres em diversas cidades. Eles podem ser edifícios mais recentes e modernos ou mais antigos e tradicionais. Em São Paulo, basta andar pela cidade para encontrar muitas dessas construções. Portanto, conheça alguns exemplos!

Edifício Copan

Localizado na região central de São Paulo, o Copan é um dos prédios mais conhecidos do país. Projetado por Oscar Niemeyer, o clássico edifício curvo é um símbolo da arquitetura moderna brasileira. Ele foi construído entre as décadas de 1950 e 1960 e se destaca entre outras construções. O projeto do prédio conta com 82 lojas e 36 pavimentos.

Edifício Viadutos

Criado por João Artacho Jurado na década de 1950, o prédio localizado no Bairro da Bela Vista, na região central de São Paulo, se destaca por suas grandes proporções. São mais de 30 mil metros quadrados e 27 andares que abrigam 368 apartamentos. O prédio é uma construção desenhada para traduzir o estilo de vida da época, com muitas influências em seus traços arquitetônicos.

Apostar na aquisição de um apartamento assinado é um investimento. Além de ter um imóvel projetado por um excelente arquiteto, esses empreendimentos são sinônimos de requinte e sofisticação. Não é só a beleza estética que atrai compradores, mas todo um conjunto de características. Viver nesses edifícios é uma experiência diferenciada com o máximo de elegância.

Gostou de saber um pouco mais sobre os apartamentos assinados? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também descubram as vantagens desses empreendimentos!

Sem comentários

Cancelar