Apartamento mobiliado: vale a pena disponibilizar para locação?

Apartamento mobiliado: vale a pena disponibilizar para locação?

Uma grande tendência do mercado imobiliário que gera muitas dúvidas entre os proprietários e locatários é o aluguel de um apartamento mobiliado. Será que vale a pena? Essa é uma prática que tem se tornado bastante comum, e acaba sendo vantajosa por atrair muitos interessados.

Em uma primeira impressão, o aluguel do imóvel mobiliado parece facilitar bastante. Porém, é necessário ter em mente o tamanho da responsabilidade que um locatário tem com a propriedade e os itens incluídos nela, sendo necessário realizar um contrato de locação mais elaborado.

Se você não conhece os benefícios dessa modalidade, continue aqui e veja por que é vantajoso alugar um apartamento mobiliado, além de tirar algumas dúvidas a respeito dessa alternativa. Vamos lá?

Afinal, por que é vantajoso alugar apartamento mobiliado?

Primeiramente, vale destacar que um apartamento mobiliado vai muito além de armários embutidos ou gabinetes nos cômodos do apartamento. Trata-se da inclusão de móveis ou eletrodomésticos que compõem uma casa para o uso imediato dos locatários.

Economia de tempo e dinheiro

Colocar um imóvel já mobiliado para locação traz duas vantagens principais, que são a economia de tempo e dinheiro para os locatários, tanto para mudança quanto para compra de móveis novos. Isso porque não haverá gasto com frete e nem perda de tempo levando os pertences para o novo endereço.

Sendo assim, um imóvel mobiliado acaba sendo a melhor opção, principalmente, quando se tem certa urgência para se mudar e pouco tempo disponível para comprar móveis ou projetar uma boa decoração. Essa economia de tempo e dinheiro é um destaque, e atrai muitos interessados para essa negociação.

Permanência no imóvel

Se o inquilino pretende ter uma curta estadia no imóvel, ele vai procurar um apartamento mobiliado para alugar, pois não será necessário se preocupar com transporte e compra de móveis novos, ajudando bastante a economizar em seu orçamento.

Dessa forma, invista em uma boa mobília, que possa ter destaque em meio às ofertas de aluguel e, assim, consiga um locatário com mais facilidade.

Primeiro aluguel facilitado

Um apartamento que já vem com os móveis facilita bastante na negociação de um primeiro aluguel, ainda mais se o locatário acabou de se casar ou pretende morar sozinho. Afinal de contas, é um momento que ele está iniciando sua vida, e ter a mobília completa no imóvel auxilia na adaptação ao novo local.

Praticidade

Todo mundo concorda que realizar a mudança de uma casa é uma tarefa bastante trabalhosa. Então, quando não se precisa levar a mobília, a mudança será muito mais rápida e prática. Não haverá preocupações com o tamanho compatível dos cômodos para os móveis ou para entrar com as peças pelas portas do apartamento ou o elevador do condomínio.

Tamanho ideal

Quando se aluga um imóvel vazio, é necessário visualizar o tamanho dos cômodos para realizar a mudança e encaixar todos os móveis. Isso acaba sendo uma tarefa bem difícil. Porém, um apartamento mobiliado não terá esse problema, pois a maioria dos imóveis já está na propriedade, tendo o tamanho ideal para se integrar ao imóvel. Sendo assim, as chances de conseguir um inquilino são muito maiores.

Quais as principais dúvidas sobre o aluguel de um apartamento mobiliado?

Qual o preço do aluguel?

Não há uma fórmula geral para realizar o cálculo do preço do aluguel, visto que o setor imobiliário está cheio de variáveis que podem interferir no valor de locação dos imóveis, sendo eles: localização, dimensão, padrão construtivo, entre outros.

Sendo assim, realize uma pesquisa de mercado, comparando as alternativas existentes com relação às especificações. Tenha em mente que o preço de um aluguel de apartamento mobiliado será um pouco maior do que um vazio, mas o custo-benefício compensa.

Para quem alugar?

Os principais interessados em realizar esse tipo de aluguel são o público que está no início da vida, como estudantes, intercambistas ou recém-casados, assim como aquelas pessoas que se mudam para outra cidade por um curto prazo de tempo.

Existe uma infinidade de outras pessoas que se encaixam nesse perfil, portanto, é importante destacar as características do seu imóvel para atrair cada vez mais interessados.

Quem é responsável pelos eventuais danos?

Esse aspecto é bastante polêmico de ser negociado, porém, ele pode ser resumido da seguinte forma: a responsabilidade por eventuais danos antes do contrato é totalmente do proprietário do imóvel, sendo danos tanto na estrutura do imóvel quanto no mobiliário.

Já durante o contrato de aluguel, o responsável pelos danos é o inquilino.

É necessário realizar uma vistoria?

A vistoria é um procedimento que não pode ser ignorado em uma negociação de aluguel. Ela pode ser feita acompanhada ou não do inquilino, realizando um relatório sobre a quantidade de móveis disponíveis, o estado de conservação deles, bem como a especificação de cada coisa que compõe o apartamento.

Essa vistoria vai dar credibilidade a tudo o que foi negociado, e o documento obriga o inquilino a devolver tudo que está no imóvel nas exatas condições que estavam quando ele entrou, tanto os aspectos estruturais quanto os patrimoniais. Todos os móveis devem estar intactos ou reparados.

Existe alguma proteção para a mobília?

A proteção que a mobília pode ter durante a locação deve ser especificada no contrato do aluguel, sendo uma garantia de responsabilidade do inquilino sobre a conservação dos bens que compõem o apartamento.

Essa proteção, muitas vezes, é cobrada junto à mensalidade do aluguel, pois, diferentemente do que acontece com apartamentos vazios, um que já está mobiliado tem muito mais a se proteger. Então, os proprietários colocam um preço adequado, que objetiva assegurar a conservação dos móveis, que também serão alugados.

Por fim, vale destacar que você pode anunciar o aluguel do seu imóvel focando no principal público que você tem. Tente atrair os estudantes, os recém-casados e os aventureiros que querem morar sozinhos. Analise bastante os preços do mercado para cobrar um valor que seja justo para todos os envolvidos na negociação.

E aí? O que você achou deste conteúdo? Ele ajudou a entender um pouco sobre os benefícios de colocar um apartamento mobiliado para locação e conseguiu tirar suas dúvidas sobre essa alternativa? Quer ver mais assuntos como este? Então, veja como fazer bons negócios aprendendo a valorizar um imóvel para a venda!

Sem comentários

Cancelar