Apartamento antigo: é possível alugar e fazer um bom negócio?

Apartamento antigo: é possível alugar e fazer um bom negócio?

Quando o assunto é comprar um imóvel, é muito importante sempre analisar os prós e os contras da sua negociação e do bem que você está querendo adquirir. Como esse processo envolve muita pesquisa e planejamento, uma das questões que devem ser analisadas é se você prefere um apartamento antigo ou novo, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada um.

Vários prédios antigos têm uma boa estrutura e condições apropriadas para garantir qualidade de vida aos moradores mesmo que os apartamentos não sejam mais tão modernos ou recém-construídos. O que mais atrai as pessoas é o tamanho dos apartamentos antigos e essa avaliação pode ser muito boa na hora da negociação.

Se você não sabe quais são as vantagens e as desvantagens de comprar um apartamento antigo, continue por aqui para entender melhor sobre o assunto e ver todos os fatores que podem ajudar bastante nos argumentos de negociação para alugar ou adquirir esse tipo de imóvel. Vamos lá?

Quais são os benefícios de investir em um apartamento antigo?

Boa localização

A maioria dos apartamentos antigos em qualquer cidade está em uma excelente localização, uma vez que, por causa do seu tempo de construção, a infraestrutura ao redor também se desenvolveu e passou a seguir o padrão de bairros tradicionais, que contam com muitas facilidades. Ou seja, os prédios são cercados por todo tipo de serviço básico, como supermercados, farmácias, parques, bancos, entre outros estabelecimentos que garantem comodidade.

Sendo assim, é comum encontrar apartamentos antigos no centro da cidade, por exemplo. Esse fator é muito propício para um investimento, porque a maioria das pessoas opta por morar em regiões mais centrais devido à facilidade. Então, vai ser muito fácil conseguir possíveis locatários se você estiver adquirindo o apartamento para locação.

Preços menores e estáveis

Os apartamentos antigos também se destacam pelo seu valor menor no mercado imobiliário em comparação com os apartamentos mais novos e modernos do mesmo tamanho. Eles acabam sendo um excelente investimento, pois os seus gastos com a compra do apartamento e as pequenas reformas para deixá-lo em boas condições muitas vezes nem chegam perto do preço de um imóvel novo.

Além disso, esse valor de mercado acaba se consolidando com o passar do tempo, ou seja, ele não vai se desvalorizar, ficando com um preço fixo. Sendo assim, por mais que o imóvel continue envelhecendo, o seu investimento permanecerá estável, diminuindo as chances de você ter prejuízo em longo prazo.

Bom preço de aluguel

É muito comum que os preços do aluguel de apartamentos antigos sejam um pouco inferiores. Porém, se você realizar manutenções periódicas, deixando o imóvel sempre em boas condições de uso, com suas instalações novas, acabamento em dia, entre outros fatores, o valor de locação pode aumentar. Sendo assim, independentemente do gasto que você vai ter, é possível conseguir um bom lucro com essa locação, fazendo valer a pena o investimento no apartamento antigo.

Apartamentos mais amplos

Um aspecto extremamente comum em todos os apartamentos antigos é a sua grande dimensão. Os prédios de antigamente costumam ter uma planta diferente das que são construídas hoje em dia, então, a metragem desses imóveis é maior. As moradias eram construídas partindo de um conceito mais amplo, com ambientes espaçosos, tetos altos, portas e janelas também maiores.

Outro fator que vale ressaltar é que os apartamentos antigos têm paredes mais espessas, pois essa característica era normal nos projetos das construtoras de outras épocas. Sendo assim, é possível ter mais privacidade na moradia, impedindo que os vizinhos ouçam ruídos de outras unidades. Esse é um aspecto que pode atrair bastante o seu possível inquilino.

Maior poder de negociação

Um apartamento antigo traz mais possibilidades de negociação, uma vez que, se você deixá-lo em boas condições, o seu locatário não poderá apontar problemas no imóvel para tentar reduzir o valor do aluguel. Além disso, todas as vantagens que foram citadas conferem a você um poder maior de negociação.

Quais são as desvantagens?

Problemas elétricos e hidráulicos

Os apartamentos antigos, por causa do tempo de construção e do uso, podem ter suas instalações elétricas e hidráulicas comprometidas. Então, você provavelmente terá o trabalho de consertar todos os pontos de iluminação e tomada, e, em muitos casos, trocar toda a fiação do imóvel. Fora que os eletrodomésticos mais modernos muitas vezes não são compatíveis com as instalações antigas.

O mesmo vale para as instalações hidráulicas, pois as tubulações podem estar velhas, rachadas, com algum vazamento. As louças sanitárias, pias e torneiras também podem ter algum defeito. Dessa forma, é necessário que todos esses materiais sejam trocados para colocar o apartamento para locação.

Despesas com manutenções

Como foi apontado no tópico anterior, os apartamentos antigos podem vir com diversos problemas em sua construção. Isso acarreta gastos com manutenções e reformas, pois eles foram construídos há mais tempo e não têm materiais novos nem modernos incluídos em sua edificação.

Além dos problemas na fiação e na tubulação, ainda podem aparecer falhas na estrutura, o que requer reformas mais caras e trabalhosas.

Possíveis problemas com documentação

É possível que ocorram problemas com a documentação do apartamento, pois, por causa do tempo de construção do imóvel, podem faltar dados nos documentos existentes e há a possibilidade de algum deles ter sido perdido. Para tirar tudo de novo, é necessário ter bastante paciência, uma vez que a regularização de um apartamento antigo exige muita burocracia.

Projetos antigos

Mesmo que os projetos antigos tragam apartamentos mais amplos, eles podem não estar de acordo com as necessidades e exigências dos dias de hoje. Muitas pessoas procuram por mais praticidade no dia a dia, bem como mais vagas de garagem e um número maior de quartos, coisas que os projetos antigos não apresentam.

Área de lazer menor

Para muitos locatários, a área de lazer é um fator essencial para formalizar um contrato de aluguel. Os apartamentos antigos infelizmente não oferecem essa opção, trazendo áreas de lazer pequenas ou, até mesmo, nenhuma. Então, para as pessoas que valorizam esse espaço, principalmente para os filhos brincarem com segurança, o seu imóvel não vai ser uma boa alternativa.

Por fim, vale ressaltar que todos os aspectos abordados servem para você saber se vale ou não a pena apostar em um apartamento antigo. Pode ser um bom investimento, mas é necessário estar preparado para quando as desvantagens forem mencionadas em uma negociação.

Gostou de entender melhor sobre os prós e contras de um apartamento antigo? Se quiser conhecer melhor os nossos serviços, entre em contato com a nossa empresa, nós o ajudaremos em tudo o que precisar!

Sem comentários

Cancelar