Afinal, como melhorar a qualidade de vida? Confira essas 8 dicas essenciais

Afinal, como melhorar a qualidade de vida? Confira essas 8 dicas essenciais

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil parar e refletir sobre como vai a nossa qualidade de vida. Problemas no trabalho ou em casa, a rotina maçante e a falta de tempo muitas vezes nos levam a hábitos nada saudáveis, comprometendo o nosso bem-estar.

Quando falamos em qualidade de vida o primeiro pensamento é ter mais saúde. Manter o corpo saudável, a alimentação adequada e praticar atividades físicas são importantes para ter mais disposição e longevidade.

Mas, além desses fatores, cuidar de si não é apenas o lado físico. Cuidar dos outros aspectos da vida — como o social e o emocional — também é essencial para a saúde mental e satisfação própria.

Passar mais tempo com a família e com os amigos, ter um lugar gostoso para relaxar e investir num futuro mais tranquilo — são exemplos do que podemos fazer para deixar nossa vida mais leve e agradável.

Quer saber mais sobre como melhorar a qualidade de vida? Então continue lendo e confira essas oito dicas que temos para você!

1. Abandone os maus hábitos

Deixar os maus costumes e fazer escolhas mais saudáveis é colocar em prática atitudes que trazem benefícios para nossa saúde e de nossa família. Nossos filhos nos veem como espelho e, portanto, devemos dar bons exemplos.

Os vícios como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, estão diretamente ligados às doenças cardiovasculares, respiratórias e do fígado. Largar esses hábitos é o primeiro passo para melhorar a saúde.

O sedentarismo e má alimentação podem causar doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes. Elas, por sua vez, podem causar problemas no coração, cérebro e rins.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma dieta equilibrada vai além do cuidado com o corpo e da estética. Garante que as necessidades nutricionais do organismo sejam atendidas, favorecendo os neurotransmissores reguladores de humor, sono, apetite e prazer.

A seguir, temos algumas orientações de como melhorar sua alimentação:

  • consuma mais frutas, verduras e legumes, eles fornecem vitaminas, minerais e fibras que são importantes para diversas atividades do metabolismo;
  • escolha os carboidratos complexos como cereais, pães e massas integrais e tubérculos e raízes, pois fornecem energia e preservam seus nutrientes;
  • dê preferência às proteínas das carnes magras, leite e derivados desnatados, ovos e leguminosas, elas são fundamentais para a manutenção dos tecidos e órgãos;
  • evite os doces, fast foods e frituras;
  • sempre que possível, consuma os alimentos orgânicos e evite, ao máximo, os produtos industrializados.

3. Pratique atividades físicas

Além de todos os benefícios que os exercícios físicos trazem à nossa saúde — perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, resistência, melhora na respiração e circulação sanguínea — eles também liberam substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento.

Entre tantas opções, como a corrida, caminhada, musculação, dança e uma infinidade de modalidades esportivas, é importante que escolha as que te deem mais satisfação. Assim, você garante que vai praticá-las regularmente.

4. Durma bem

Uma boa noite de sono revigora a mente e traz disposição para enfrentar o dia. Enquanto dorme o corpo libera hormônios indispensáveis. Para isso, não conte somente a quantidade de horas e sim a qualidade do sono.

Desligar-se dos aparelhos eletrônicos, ler um livro ou colocar uma música suave, são atitudes relaxantes que ajudam a adormecer. Manter o quarto arrumado, apagar todas as luzes e não comer alimentos pesados pouco tempo antes de dormir, também influenciam na qualidade do sono.

5. Tire um momento para você

Tire um tempo para cuidar da sua mente e da autoestima. É importante se contemplar e se sentir bem consigo mesmo. Atitudes simples, como ler um livro, meditar e relaxar, são capazes de aliviar as tensões do cotidiano.

Procure por atividades que te deem prazer como um hobby, por exemplo. Pode ser viajar, cantar, curtir a natureza, colecionar algo, fazer artesanato ou, até mesmo, participar de trabalhos voluntários. O que importa é ter algo com o que esvaziar a mente e que te traga plenitude.

6. Passe mais tempo com a sua família e amigos

Ficamos tão cansados com todos os afazeres do dia a dia que não nos damos conta de que a vida está passando. Por muitas vezes, a sensação que temos é que não estamos aproveitando — como deveríamos — as pessoas que amamos.

Por isso, gaste seu tempo se divertindo com seus filhos, aproveitando seus entes queridos e conversando com os amigos. São esses os momentos que fazem a vida valer a pena.

7. Tenha um lar agradável

Chegar em casa, depois de um dia cansativo, nos traz certo alívio. É gostoso chegar ao nosso lar e ter o sentimento de paz. E por isso, o principal é estar satisfeito com ele.

Estar num ambiente limpo e organizado sempre é muito agradável. Portanto, se preocupe em manter tudo em ordem. Pois, o acúmulo de sujeira e objetos fora do lugar nos deixa mais irritados e não fazem bem à saúde.

Além disso, outras questões relevantes são: se a sua casa é funcional e se agrada você e sua família. Para te ajudar, a saber, responda:

  • ela tem boa localização?
  • é confortável o suficiente?
  • tem bastante espaço?
  • dá para receber bem os amigos?
  • tem áreas verdes por perto? E lazer?

Caso tenha ficado em dúvida para dizer “sim” a alguma dessas perguntas, considere encontrar uma nova moradia. É imprescindível se sentir bem no lugar que é o nosso refúgio e que passamos tantos momentos bons da nossa vida.

8. Invista no futuro

Devemos nos preocupar com a estabilidade financeira na terceira idade. Somente a renda da aposentadoria, muitas vezes, não é suficiente. Sendo assim, ter outra fonte de renda assegura um futuro mais tranquilo para aproveitar a vida.

Comprar imóveis é o investimento mais confiável em longo prazo, pois — mesmo em tempos de crise — conseguem manter o seu valor. Além disso, é interessante para as pessoas que não têm experiência no ramo, uma vez que, alugar um imóvel não requer grande conhecimento em administração.

Na verdade, tudo o que pudermos fazer de bom hoje, para nós mesmos e nossa família, é investir no futuro. Cuidar da saúde, do corpo e da mente, viver momentos de prazer e garantir uma velhice serena e saudável são dicas de como melhorar a qualidade de vida.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco!

Sem comentários

Cancelar