9 tipos de mesa de jantar: qual é o melhor para sua casa?

9 tipos de mesa de jantar: qual é o melhor para sua casa?

O momento de sentar-se para uma refeição é muito especial, pois é quando nos reunimos com pessoas queridas, sejam elas membros da família ou amigos próximos. Por isso, é muito importante escolher o tipo ideal de mesa de jantar.

Na hora de definir o móvel adequado, é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente, uma vez que a mesa tende a ser grande e ocupar boa parte da sala. Por isso, é importante optar pelo tamanho certo, tomando os devidos cuidados para que ainda tenha espaço suficiente para a circulação das pessoas de forma confortável e fácil.

Caso contrário, um item com o objetivo de decorar e proporcionar momentos agradáveis e especiais acabará se tornando um grande problema no meio de uma área nobre da casa. Mas não se preocupe, porque, seguindo alguns passos, fica fácil escolher o item certo.

Ficou interessado pelo assunto? Então, aproveite a leitura e saiba mais sobre 9 tipos de mesa de jantar, de acordo com o formato, o material e o estilo. Assim, ficará mais simples comprar a mesa de jantar que seja perfeita para a sua casa!

Defina o formato

É importante definir o formato da mesa para que ela esteja de acordo com a decoração da sala. Desse modo, o ambiente ficará equilibrado e harmônico — aspectos essenciais de um espaço bem decorado.

Como já dissemos, na hora de comprar a mesa, tenha em mãos todas as medidas do local onde ela será colocada. Isso faz com que a aquisição seja mais tranquila e você consiga escolher uma mesa que fique bem-posta e bonita para receber as visitas.

Se o espaço for pequeno, por exemplo, opte por uma mesa redonda ou quadrada, em vez de uma retangular. Para deixar o assunto mais claro, confira os modelos de mesa de jantar que separamos para você!

1. Redonda

O modelo circular é ideal para qualquer tipo de casa, já que o tamanho fica bom tanto em ambientes pequenos quanto maiores. Essa mesa oferece de quatro a oito lugares, assim, a escolha de qual é a mais adequada para a sua situação vai depender do espaço disponível.

Algumas vantagens desse formato de mesa são que ela é bastante funcional, prática para locomoção e não apresenta pontas. Logo, todos podem se ver melhor e conversar de forma próxima e direta, criando um ambiente muito caloroso.

2. Quadrada

O formato de mesa quadrada apresenta quatro pés e passa uma sensação mais sóbria por causa de seu visual mais sério. Elas são ideais para áreas menores, porque sua forma possibilita que uma parte da mesa fique encostada na parede, ganhando, assim, mais espaço.

Também ajudam na hora de interagir, já que as pessoas ficam dispostas umas de frente para as outras. No entanto, as mesas grandes nesse formato pedem um espaço maior. Por isso, acabam sendo mais usuais as que têm de quatro a seis cadeiras.

Nesse contexto, pense se esse número de lugares é suficiente para todos os membros da casa e também para proporcionar os eventuais encontros com os amigos e os familiares e compartilhar momentos descontraídos durante as refeições.

3. Retangular

Mesas retangulares são perfeitas para espaços grandes, que possibilitam uma circulação maior de pessoas. Nesse caso, opte por aquelas de oito a 12 lugares, pois são ideais para receber os familiares e confraternizar com todos os amigos.

Além disso, elas enfeitam a sala e ficam lindas quando decoradas para receber as visitas. Com certeza, é uma excelente aquisição quando se leva em conta a relação custo-benefício e deixa qualquer decoração sofisticada.

Escolha o material

Tenha em mente que é essencial investir em um material que, além de oferecer qualidade, seja durável e fácil de limpar. Esses tipos de mesas tendem a apresentar um preço um pouco mais elevado, mas é preciso levar em consideração que serão móveis que vão durar a vida inteira, desde que se tenha os cuidados necessários na hora de fazer a manutenção.

Veja algumas opções de excelentes materiais para a mesa de jantar!

4. Madeira

A madeira é um material atemporal e versátil, pois combina com tudo. Outro ponto positivo é que pode ser encontrada em diferentes tonalidades. Dessa forma, fica muito mais fácil criar contrastes na decoração, de forma a compor um ambiente aconchegante e elegante. Lembre-se de adquirir um móvel de madeira maciça para prezar pela qualidade. Assim, não compre um material em MDF ou madeira compensada.

O móvel de madeira tem uma vida longa, se tratado com alguns cuidados. O material tende a manchar quando entra em contato constante com líquidos, por exemplo. Ou seja, não é aconselhado lavar a mesa com água ou colocar um copo cheio de alguma bebida em cima do móvel sem um porta-copos debaixo.

Esse material também pode desbotar se ficar em contato constante e direto com as luzes solares. Por isso, pode ser indicado, depois de alguns anos, fazer uma manutenção simples, como envernizar a madeira novamente. Isso é uma forma de deixá-la forte como antes, além de retocar o brilho que vai se perdendo com o decorrer do tempo.

5. Metal

Uma mesa com estrutura de metal é uma ótima opção quando se busca qualidade. As mesas que seguem essa linha de design costumam ter o tampo de madeira ou vidro, que são excelentes materiais e agregam durabilidade e beleza.

Esse produto é fácil de ser usado na decoração, além de trazer um charme a mais para o ambiente. Por isso, trata-se de um modelo bastante comum nas salas de jantar.

6. Vidro

Mesas de jantar com tampo de vidro deixam o ambiente mais elegante, moderno e sofisticado. Esses tipos de mesas ficam lindos com estrutura de madeira e metal, e deixam a decoração muito mais leve.

É importante ter alguns cuidados ao escolher uma mesa de vidro de qualidade. O vidro deve ser temperado e sem pontas retas para evitar qualquer acidente em casa, por exemplo.

Um ponto muito favorável para a escolha desse tipo de mesa é em relação à limpeza, porque o vidro permite que seja limpo de forma simples e fácil, o que deixa o dia a dia muito mais prático.

Acerte no estilo

Para uma decoração harmônica, respeite os elementos decorativos e lembre-se de combiná-los com prudência. Aqui, a chave para acertar no estilo é o equilíbrio. E, para deixar a sua decoração mais bela, separamos algumas tendências que estão em alta.

7. Lúdico

O estilo lúdico gosta de brincar com os elementos decorativos, a fim de criar um ambiente descontraído e diferenciado. Para isso, há uma mistura entre itens sóbrios e sérios com outros artigos mais divertidos. Por exemplo: pode-se utilizar uma mesa de jantar com estrutura de madeira em tom escuro e tampa de vidro, combinada com cadeiras com forro estampado e colorido.

A ideia é criar um visual despojado e agradável, sem perder a elegância. Vale a pena ressaltar que esse estilo é ideal para aqueles que gostam de ambientes personalizados, e não têm medo de apostar em uma sala colorida na medida certa.

8. Rústico

A decoração rústica passa uma sensação de conforto e aconchego, mesmo sendo um visual um pouco mais rude e bruto. Porém, as combinações em tons terrosos são um charme na decoração da sala  por isso, esse estilo continua como uma forte tendência.

Para criar um ambiente assim, não há nada melhor do que uma mesa de madeira maciça com estrutura e tampa grossa. Esse tipo de mesa vai muito bem se combinado com cadeiras ou bancos compridos, também de madeira.

O uso da madeira fica excelente em formatos de mesas circulares, quadradas ou retangulares. Assim, fica a critério do usuário escolher a que melhor atenda às necessidades da família e do espaço disponível.

9. Vintage

O estilo vintage é uma opção cada vez mais aderida pelos usuários  e esse tipo de decoração também pode ser utilizado na sala de jantar. Para isso, há diversas opções de combinações, tanto com mesas de madeira com look antigo quanto com estruturas de metal com tampo de vidro.

Além disso, também é possível utilizar os variados formatos de mesa. Uma forma de compor esse ambiente vintage é utilizar uma mesa de madeira retangular combinada com cadeiras distintas, ou seja, cada uma com um material, cor e forma diferente da outra. Cria-se, assim, um ambiente diferenciado e cheio de personalidade, deixando a sala ainda mais especial e charmosa.

Seguindo esses passos, a missão de escolher uma mesa de jantar ideal para a casa fica muito mais fácil, não é mesmo? Lembre-se de ter todas as medidas do ambiente ao procurar pela mesa perfeita, pois isso facilita o processo de procura, além de evitar possíveis dores de cabeça.

Conte ainda com a ajuda de um profissional da área do design para auxiliar você a escolher a mesa de jantar e criar um ambiente agradável, harmônico e equilibrado. Dessa forma, o resultado, com certeza, será satisfatório!

O que achou das nossas dicas? Ficou mais fácil escolher a mesa adequada que atenda às suas necessidades? Que tal ficar por dentro também de como combinar a bancada de madeira na cozinha com o piso? Não fique de fora dessa!

Sem comentários

Cancelar