7 principais tendências de decoração para seu imóvel em 2018

7 principais tendências de decoração para seu imóvel em 2018

Assim como a moda, as tendências para decoração de interiores também se renovam com o passar do tempo. Durante este ano tivemos diversas delas, como o maior contato com a natureza e paletas específicas, que, quando bem utilizadas, podem transformar o ambiente. Agora, que 2018 está quase batendo na porta, outras tendências ganharam o mercado.

Se você está em busca de ideias para decoração e quer ficar por dentro das novidades para o próximo ano, este post pode ser uma porta de entrada para suas escolhas. A seguir, listamos 7 tendências de decoração para seu imóvel. Confira!

1. Abuse de cores neutras

Com o dia a dia corrido e a falta de tempo, muitas pessoas chegam em casa procurando por um pouco de paz interior. É aí que entra o segredo das cores sóbrias na decoração do imóvel. Paredes claras e tons neutros nos cômodos virão com tudo.

Atualmente, o lar vai além da sua função de aconchego: ele serve como uma válvula de escape para que as pessoas fujam da turbulência cotidiana. A ideia de trazer tons neutros para a decoração está relacionada a ambientes tranquilos para o morador. O branco, o bege e o cinza, por exemplo, são cores fundamentais para o descanso visual.

Caso prefira dar um toque especial aos cômodos, você também pode utilizar as cores neutras nas paredes e nos móveis maiores, reservando as cores vivas para os detalhes. O rosa antigo e o violeta são as apostas para 2018.

2. Aproveite ao máximo a luz natural

No mesmo ritmo das cores neutras, a iluminação natural tem conquistado uma gama de seguidores. Isso porque as pessoas estão em busca de ambientes mais tranquilos e suaves. Elas querem leveza e simplicidade em seus lares.

O minimalismo também é uma opção bastante harmônica quando se trata da luz natural. Afinal, quanto mais simples e leve for a decoração da sua casa, mais ela vai se relacionar com o “menos é mais”. Uma das principais tendências de decoração para o próximo ano é justamente investir no natural.

3. Crie jardins particulares

Você sabia que utilizar plantas dentro de casa pode ir além da sensação de conforto? E isso não vale somente para quem tem quintal, já que até os apartamentos podem acomodar belas paisagens. Qualquer pessoa pode construir um jardim particular!

Em 2018, a natureza continuará bastante presente na composição de ambientes. Seja em vasos grandes ou pequenos, terrários ou jardins verticais, as plantas podem criar uma atmosfera convidativa para o seu lar.

A suculenta, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço e atenção na hora da decoração. Além de se adaptar com facilidade a ambientes bem iluminados e não precisar de tantos cuidados, ela acaba sendo uma ótima escolha para quem tem receio de começar um jardim.

Painéis de plantas feitos com pallets, vasos em cima das mesas e até trepadeiras para separar cômodos são ideias interessantes e de fácil adequação.

4. Aposte em texturas e relevos

Na onda dos tempos atuais, outra coisa que vai estar em alta no próximo ano são as texturas. Com o intuito de quebrar padrões de perfeccionismo, os objetos texturizados entram em cena a partir de almofadas bordadas, tapetes com detalhes em relevo, veludo em cadeiras e sofás, toalhas de tecidos diferenciados etc.

Vale lembrar que as novas tendências indicam que o impecável está perdendo um pouco de espaço na hora de decoração. Por isso, a inovação aparece com força total.

E, se você não é muito fã de utilizar texturas nos móveis e objetos pequenos, pode levar a tendência para as paredes, com azulejos imitando tijolos ou a própria madeira, que por si só já transforma o ambiente.

5. Resgate os objetos históricos

Outra forte tendência é o uso de objetos que contam histórias. Máquinas de escrever, aparelhos de som antigos, cartões-postais, fotografias da infância… Tudo isso pode virar decoração! Considerando que esses detalhes dão vida e agregam personalidade aos ambientes, pode ser uma pedida especial para você decorar sem gastar muito.

A ideia de resgatar essa essência antiga é trazer à tona as memórias vivenciadas. Não é gostoso entrar em um ambiente e se deparar com porta-retratos, quadros e sutilezas que remetem a inúmeras lembranças? Pois saiba que isso também conta muito na decoração.

6. Acredite no poder do sereísmo

Uma tendência que ganhou destaque muito rápido durante este ano — e que vai continuar evidente durante 2018 — é o sereísmo, que nada mais é do que objetos furta-cor, holográficos ou que remetem a texturas encontradas no fundo do mar.

O sereísmo busca inspiração nas caudas das sereias e no brilho das conchas. Cores como o azul, o rosa, o turquesa e o roxo estão presentes nesse estilo. A combinação pode ser utilizada em detalhes da decoração ou em um ambiente todo, variando entre os tons e inserindo o branco como base.

7. Use a modernidade a seu favor

Mesmo com a tendência pendendo para o lado do neutro, usar a modernidade como um auxílio na hora de decorar o ambiente pode resultar em um cômodo bem interessante e confortável. Um exemplo são os sofás feitos de pallets. Além de darem um toque diferenciado, são simples de fazer e o gasto é mínimo.

Você também pode optar por usar lâmpadas de neon ou letreiros iluminados como parte da decoração; cerâmica e porcelana para os detalhes; peças antigas ou feitas à mão para retornar às raízes; quadros e objetos com frases para definir sua personalidade. A lista de possibilidades é infinita!

O importante é ter criatividade e não esquecer de colocar seu toque pessoal a fim de adaptar os ambientes às novas tendências de decoração. Lembre-se de que é você quem cria um lar aconchegante e confortável para relaxar e vivenciar novas experiências com a família e os amigos.

Agora, que você já sabe sobre as tendências de decoração para 2018, aproveite-as para deixar seu imóvel mais confortável! Você também pode aprender como decorar apartamentos pequenos neste artigo, utilizando as dicas para não errar na hora de arrumar seu lar.

Sem comentários

Cancelar