7 dicas imperdíveis de limpeza e organização de apartamento

7 dicas imperdíveis de limpeza e organização de apartamento

Imagine chegar em seu apartamento depois de um dia corrido e cansativo de trabalho. Como você gostaria de encontrá-lo? Cheio de coisas espalhadas e bagunçado ou com tudo bem organizado e limpo? Temos certeza de que a segunda opção é a que mais agrada, então, que tal aprender algumas dicas de limpeza e organização para usar em seu apartamento?

Vamos apresentar 7 dicas práticas e imperdíveis para ajudar você com a tarefa de manter um ambiente doméstico sempre bem-arrumado e limpo. Vamos lá?

As vantagens de manter seu apartamento organizado

Acredite, manter seu lar sempre limpo e organizado significa viver uma vida mais tranquila e agradável. Ter a preocupação de não perder o controle com a bagunça nos ambientes de sua casa é essencial para quem gosta de praticidade e de conforto.

Além de conseguirem aproveitar mais tempo de descanso e lazer, as pessoas que dedicam certos cuidados frequentes na arrumação de seus apartamentos estão sempre prontas para receber os amigos, sem precisar passar por aqueles momentos de faxina às pressas que acabam sendo bastante cansativos.

Dicas de limpeza e organização para apartamentos

Mas, afinal, o que é possível fazer para conseguir manter um apartamento em ordem e, principalmente, como fazer isso com ações simples e que não exigem tanta dedicação e tempo de sua rotina? Continue acompanhando para aprender as 7 dicas que trouxemos sobre o assunto!

1. Se livre do que não é útil

Para ser completa, toda arrumação precisa começar pela etapa de desapego. É muito importante não criar o hábito de guardar mais do que o necessário, então aproveite o momento da faxina para separar tudo o que não está em uso.

Verifique o estado de suas coisas e separe para doação tudo aquilo que ainda esteja bom. Além de melhorar a sua vida em casa, você também ajudará muita gente que precisa. Que tal começar pelo guarda-roupa?

2. Saiba escolher os móveis adequados

Quem puder investir em móveis planejados não deve pensar duas vezes! Essa é a melhor maneira de aproveitar cada espaço dos ambientes de forma inteligente e visando solucionar problemas de organização.

Ao planejar todos os móveis de um apartamento é possível dedicar boas áreas para armazenamento, então você terá bastante lugar para deixar suas coisas guardadas e organizadas.

Outra opção é apostar em nichos e prateleiras, que são peças de mobiliário que não ocupam muito espaço e, ainda, podem ser usadas para compor uma boa decoração.

3. Limpe um cômodo por vez

Sistematizar a faxina é uma excelente maneira de conseguir arrumar todo o apartamento. Concentre-se em um cômodo de cada vez e não parta para outro até que cada um deles esteja organizado.

Focar em um ambiente por vez é ideal para que você não desista da arrumação pela metade, sendo assim, na próxima vez que for limpar e organizar seu apartamento lembre-se dessa dica!

4. Evite acumular

Não acumule! Seja as roupas no armário ou as louças sujas na pia da cozinha. Juntar muita bagunça é um costume que deve ser evitado ao máximo, pois quanto mais desorganizado está um ambiente, mais trabalho será necessário para arrumá-lo. Dessa forma, não esqueça de evitar a aglomeração e aproveite para colocar em prática a próxima dica!

5. Crie uma rotina de limpeza

Para não precisar passar várias horas seguidas fazendo a limpeza de seu apartamento, a melhor alternativa é criar uma rotina com pequenas ações diárias de organização. Em vez de perder algum dia do final de semana com todo o trabalho de casa, separe alguns minutos todos os dias para realizar algumas tarefas.

Você pode começar tirando a poeira dos móveis na segunda-feira, passar o aspirador no chão na terça-feira, limpar o banheiro na quarta e assim por diante. Com menos de 30 minutos diários é possível deixar tudo em ordem e evitar o acúmulo de sujeira, deixando a casa sempre limpa.

6. Aprenda as técnicas corretas de limpeza

Nada melhor para a organização de um apartamento do que conhecer boas técnicas de limpeza. Procure conhecer as formas corretas para limpar seus móveis e quais são os produtos adequados para cada tipo de material.

Os sofás, por exemplo, devem ser limpos com produtos especiais e nunca devem ser molhados em excesso — caso esse móvel esteja muito sujo, é recomendado contratar uma empresa especializada na limpeza de estofados.

Com os tapetes a situação é parecida. Caso não tenha um bom espaço ao ar livre para deixá-lo secar completamente, evite molhá-lo e prefira passar o aspirador de pó com certa frequência. Quando uma limpeza mais profunda for necessária, contrate serviços de lavagem de tapetes — existem empresas que vão buscar e devolver a peça em sua casa.

7. Crie um ambiente agradável

A sua casa é o lugar no qual você deve se sentir mais à vontade e relaxado para aproveitar os momentos de descanso e lazer, então a ideia é criar espaços agradáveis. Para isso você pode investir em decoração e também na climatização. Uma boa opção é colocar ar-condicionado nos ambientes de descanso, como quartos e sala de estar, além de apostar em uma iluminação aconchegante.

O que evitar durante a limpeza

Agora que você conheceu as 7 dicas para limpar e deixar seu apartamento sempre organizado, também é interessante conhecer nossas sugestões do que não deve ser feito durante uma limpeza. Confira!

Regar as plantas após lavar o chão

Cultivar plantas em um apartamento é uma ótima maneira de trazer a natureza para dentro de casa e deixar o espaço mais bonito e agradável. O único cuidado para não atrapalhar a rotina de limpeza é realizar a rega de suas plantas antes de limpar o chão. Isso porque a água pode escorrer dos vasos e sujar tudo novamente, deixando manchas indesejadas no piso.

Usar um mesmo pano para limpar ambientes diferentes

Evitar usar um mesmo pano para limpar ambientes diferentes é fundamental para que não sejam espalhadas bactérias do banheiro e da cozinha no restante da casa. Prefira usar um pano especialmente para o banheiro, outro para a cozinha e mais um para os outros ambientes.

Usar sabão em pó na lavagem do piso

Pode parecer bobagem, mas usar sabão em pó para lavar certos tipos de piso pode ser extremamente prejudicial. Na composição do sabão em pó estão materiais que podem corroer o material do piso, deixando pequenos buracos que vão acumular mais sujeira no futuro.

Abusar de desinfetantes e produtos com álcool e cloro

Desinfetantes só devem ser usados em locais em que vamos tocar com as mãos, assim sendo, abusar desse tipo de produto é completamente desnecessário. Também é preciso cuidado ao utilizar álcool e cloro na limpeza, pois alguns tipos de material sofrem desgastes quando entram em contato com esses produtos — superfícies metálicas são corroídas pelo cloro e acabam enferrujando, por exemplo.

Essas dicas de limpeza e organização são indispensáveis para tornar o seu apartamento mais aconchegante. Poder chegar em casa e ter a oportunidade de relaxar sem se preocupar com a bagunça é uma sensação incrível, não é mesmo? Então não deixe de colocar em prática nossas sugestões, pois elas vão facilitar a sua vida!

Se você gostou do texto, aproveite para curtir nossa página no Facebook e continue acompanhando nossos conteúdos!

Sem comentários

Cancelar