7 dicas de organização do lar para deixar a sua casa bem arrumada

7 dicas de organização do lar para deixar a sua casa bem arrumada

Verdade seja dita: uma casa bem-arrumada melhora o ânimo, o astral e renova as energias. Mas também vale dizer que, com a rotina agitada do dia a dia, nem sempre é possível deixar tudo no lugar como se gostaria. Então, como equilibrar o desejo de tudo organizado com os demais afazeres?

É exatamente isso que trazemos neste post! As 7 melhores dicas de organização do lar que você precisa saber para deixar sua residência impecável.

Está duvidando disso? Continue a leitura e veja sugestões práticas e totalmente adaptáveis para casas e apartamentos. Vamos lá?

1. Evite acumular muitos itens

A primeira dica não está relacionada com uma prática direta de arrumação, mas é imprescindível para todas as outras: evitar o acúmulo. Sabe aquelas revistas que você jura que um dia vai ler novamente, mas depois de quatro anos ainda estão paradas dentro de uma caixa? E as roupas sem uso há dois anos?

A criançada já cresceu, mas a caixa de brinquedos continua com os itens de bebês? Se você identifica em sua vida algo semelhante, desapegue-se daquilo que não precisa mais, doe algumas peças ou jogue fora, caso não tenham mais serventia.

Essa prática facilitará muito a organização diária, pois haverá menos itens para limpar, tirar pó e colocar no lugar certo. Assim, você trará mais facilidade para a sua vida.

2. Tenha uma rotina de arrumação e limpeza

Esperar estar tudo bagunçado para somente depois arrumar não é uma boa prática. Sendo assim, nas dicas de organização do lar vale destacar a necessidade de manter uma rotina de cuidados diariamente. A ideia é que você faça um pouco do trabalho por dia, seguindo uma espécie de cronograma.

Como exemplos são sempre bem-vindos, vamos a eles:

  • segunda, organize o escritório;
  • terça, arrume os armários do quarto;
  • quarta, é dia de ajeitar a cozinha;
  • quinta, prepare a sala de estar para o fim de semana;
  • sexta, deixe os banheiros brilhando;
  • todos os dias: lave a louça e arrume as camas.

Percebeu que, ao dividir as tarefas, tudo parece mais fácil e sempre arrumadinho? Portanto, crie o seu próprio roteiro e mantenha a casa em ordem.

3. Organize tudo de forma funcional

Para que a arrumação da sua casa esteja em dia, aposte na organização funcional. Sabe o que é isso? Significa facilitar o acesso a itens usados com mais frequência, como toalhas, panos de prato, utensílios domésticos, roupas, entre outros. Mantenha-os em armários e gavetas nos quais possam ser retirados e guardados sem dificuldades.

Para simplificar ainda mais, invista nas caixas transparentes organizadoras. Assim, não precisa abrir tudo para encontrar o que deseja. Outra sugestão é usar etiquetas indicando os itens de potes, caixas e gavetas. Você perceberá logo como a vida funcional ajuda no seu cotidiano.

4. Evite a procrastinação

Para manter a casa arrumada, é preciso ser forte e evitar a procrastinação. Isso mesmo, o hábito de deixar tudo para depois é um grande inimigo do lar organizado e, quando você se der conta, as tarefas estarão acumuladas.

Mesmo que a preguiça e a falta de vontade apareçam, é preciso resistir e fazer o que é necessário. Quer uma dica para vencer esse momento? Pense no resultado que alcançará depois que estiver tudo pronto e cheiroso. Será motivador.

5. Mantenha as roupas organizadas

Entre as dicas de organização do lar não podem faltar recomendações para deixar as roupas organizadas. Afinal, elas são usadas diariamente e demandam cuidados frequentes.

Primeiro, vamos esclarecer: lugar de roupa limpa é no guarda-roupa e de roupa suja no cesto da lavanderia. Ou seja, cadeira, sofá, cabeceira da cama não devem servir de cabide.

Dito isso, vamos às dicas práticas.

Para facilitar o seu dia a dia, separe as peças de uso cotidiano daquelas de festa. Dessa forma, você sabe onde deverá mexer sempre. As camisas, calças e vestidos, como amassam facilmente, devem permanecer cada uma em seu próprio cabide.

As camisetas e blusas podem ser dobradas em formato rolinho, o que facilita a visualização da peça desejada, sem bagunçar as outras.

Já os sapatos devem ter seu próprio espaço sem formar uma pilha. Imagine pegar o último par e ter que tirar tudo de cima? Nada prático! Por fim, crie uma regra de guardar as peças sempre nos mesmos locais.

6. Guarde as louças adequadamente

A cozinha é um dos cômodos mais desafiantes da casa, porque nela está uma grande concentração de itens e é muito utilizada ao longo de todo o dia. Mas, acredite, ela pode estar sempre organizada.

A dica principal é estabelecer um local para cada peça, a fim de evitar tumulto e facilitar o acesso. Lembra da organização funcional? É o mesmo princípio.

As louças devem estar guardadas nos armários próprios, pois são delicadas e podem quebrar com facilidade. Uma sugestão para melhorar a organização é utilizar aramados organizadores para separar pratos, copos, xícaras e otimizar o espaço disponível.

E, claro, sempre lave as louças após as refeições e as guarde. Assim, o aspecto de limpeza e ordem prevalecerá.

7. Tenha um espaço para documentos

Todo mundo tem diversos documentos em casa, sejam as contas de consumo que precisam ser guardadas por um bom tempo, sejam contratos de compra de imóveis, plano de saúde, etc. Como esses papéis não são descartáveis, é melhor organizá-los adequadamente.

Inicialmente, separe aqueles que devem ser arquivados e dispense os que já perderam a validade. Depois, divida-os por tipo em caixas devidamente etiquetadas. Por fim, selecione um local adequado para mantê-los, como os armários do quarto ou do escritório.

Já no dia a dia, caso precise de algum desses documentos, devolva para o local certo após o uso. Conforme chegarem novos papéis, guarde-os em sua respectiva caixa e evite deixá-los por cima de mesas. A regra é organização sempre, ok?

Agora, você já faz tudo isso — e muito mais —, mas ainda não consegue deixar tudo arrumado? Talvez o problema seja outro: a falta de espaço. Avalie cuidadosamente todos os hábitos e necessidades da família e considere a compra de um imóvel maior.

Essa decisão impactará diretamente o bem-estar de todos e, ainda, contribuirá para manter a casa sempre no lugar.

Gostou dessas dicas de organização do lar? Então, provavelmente, você também vai se interessar por este post com sugestões para melhorar a qualidade de vida. Confira agora mesmo!

Sem comentários

Cancelar