7 dicas básicas para receber os amigos em casa

7 dicas básicas para receber os amigos em casa

Você é do tipo de pessoa que adora receber amigos em casa? Com toda a correria do dia a dia, esses momentos de lazer são como pequenos escapes de diversão. Reunir um grupo de amigos em casa permite maiores níveis de descontração e intimidade — o que é maravilhoso, não é mesmo?

Mas, para que esses encontros sejam perfeitos, alguns cuidados devem ser tomados. Cada detalhe deve ser planejado, desde os alimentos que serão servidos até que tipo de decoração você deseja utilizar.

Preocupar-se com as pequenas coisas pode ser essencial para que todos saiam felizes de sua casa. Que tal aprender agora 7 dicas básicas de como organizar seu lar para receber os amigos da melhor maneira? Acompanhe!

1. Faça uma lista de compras

O planejamento é o principal segredo do sucesso, inclusive quando o assunto é receber os amigos em casa. Para que tudo saia como o desejado, verifique o que você já tem em sua despensa e faça uma lista de todas as coisas que devem ser compradas.

Nessa lista, devem constar itens para a preparação das comidas que serão servidas no encontro, bebidas variadas — conhecendo seus amigos você saberá o que comprar para que todos tenham o que beber durante a reunião, mas normalmente sucos e vinhos já são excelentes escolhas —, e até alguns itens decorativos, como flores e guardanapos estampados, por exemplo.

Depois de observar todas as necessidades e escrever a lista, é preferível escolher um supermercado grande, onde você tenha certeza de que vai encontrar bastante variedade de produtos e consiga resolver todas as compras em um único momento.

2. Verifique a limpeza da casa

Uma casa exige muitos cuidados para ser mantida sempre organizada, mas ter esse controle no dia a dia facilita bastante quando uma recepção de amigos vai acontecer. Porém, mesmo mantendo a arrumação em dia, existem alguns pontos que devem ser checados antes de receber visitas.

Verifique todas as lixeiras que existem na casa e retire os resíduos que já estejam depositados — principalmente no caso do lixo orgânico, que pode acarretar em odores desagradáveis. 

É preferível esvaziar as lixeiras para que seus convidados tenham espaço para descartar os materiais que utilizarem na reunião. Uma dica interessante é disponibilizar lixeiras diferentes para o descarte dos resíduos orgânicos e recicláveis.

Outro cuidado especial é com a limpeza dos banheiros, que devem estar com um cheiro agradável e com papel higiênico, sabonete para lavar as mãos e toalha de rosto disponíveis.

3. Aproveite a área externa

Caso seu apartamento possua uma varanda ou haja uma área externa em sua casa, pense em formas para utilizar esses ambientes em sua reunião de amigos. Um ambiente externo bem organizado pode ser ainda mais agradável do que uma sala de estar.

É normal que as pessoas se sintam mais à vontade em áreas externas, mesmo que seja uma varanda integrada em um apartamento. Isso acontece porque, em um ambiente como uma sala decorada, por mais confortável que seja, existe o medo de acidentes com os móveis — como derramar uma taça de vinho no sofá ou no tapete, por exemplo.

Já nos ambientes externos, possíveis danos são minimizados, uma vez que os móveis e a decoração desses locais costumam ser mais despojados e pensados principalmente para receber pessoas.

4. Escolha um cardápio

Essa dica faz parte da etapa de planejamento e deve ser decidida antes mesmo de você sair para fazer as compras no supermercado. Mas, o que é interessante no momento de escolher um cardápio é pensar nas possibilidades de fazer uma festinha temática.

Por exemplo, caso você e seu grupo de amigos sejam fãs de comida mexicana, que tal preparar pratos dessa culinária? Ou, então, todos gostam de comida japonesa e você decide contratar um sushiman para preparar as refeições durante a reunião. O importante é decidir com antecedência para ter tempo de resolver como as comidas serão preparadas e servidas durante o evento.

5. Convide um número adequado de pessoas

A sugestão é evitar reunir um número muito grande de pessoas — a não ser que sua casa seja bastante espaçosa e consiga comportar confortavelmente uma maior quantidade de convidados. É essencial que as pessoas tenham onde sentar e não fiquem apertadas para andar dentro de sua casa, por isso deve existir esse cuidado.

Uma dica é observar quantos espaços para sentar estão disponíveis nos ambientes de sua casa, incluindo sofás, poltronas, cadeiras e bancos. Isso vai ajudar a dar uma noção de quantos convidados podem ficar confortáveis naqueles locais.

6. Decore os ambientes

O cuidado com a decoração também é bastante importante quando decidimos receber os amigos em casa. Seja espalhando algumas flores frescas pelos ambientes, seja acendendo velas perfumadas ou até mesmo preparando decorações temáticas para combinar com o cardápio escolhido. O importante é não esquecer de dar atenção a esse aspecto.

Uma opção muito boa é utilizar a iluminação como decoração. A ideia de espalhar algumas velas funciona muito bem para deixar o ambiente aconchegante, mas também é possível fazer isso com o uso de lâmpadas amareladas, luzes com reguladores de intensidade e abajures em pontos estratégicos.

No caso de uma festa com tema mexicano, por exemplo, fica muito legal pendurar uma corrente de luzes coloridas na área externa de sua casa ou apartamento. Libere a criatividade e deixe os ambientes prontos para receber suas visitas — e deixá-las maravilhadas com a decoração.

7. Relaxe e aproveite

A última dica pode parecer um pouco esquisita, mas é exatamente o que você leu: relaxe e aproveite! Veja quantas etapas foram realizadas antes de o evento iniciar — e você conseguiu cuidar de todos os detalhes.

Então, quando os amigos começarem a chegar, receba-os e se divirta como se também fosse um dos convidados. É claro que, se alguém precisar de ajuda, você ainda será a melhor pessoa para resolver problemas, mas tente esquecer das preocupações e aproveitar o momento ao máximo.

Todos os cuidados com a organização não serão recompensados se você não curtir o encontro com os amigos. Por isso, divirta-se, converse com todos, beba um bom vinho e deixe a limpeza somente para o dia seguinte.

E aí, com as dicas anteriores, a ideia de receber amigos em casa parece mais fácil? Tenha em mente que a primeira recepção pode ser um pouco mais complicada pela falta de prática — mas, seguindo as sugestões deste post, temos certeza de que sua reunião será um sucesso!

Caso você tenha outras dicas ou sugestões, que tal compartilhá-las conosco, deixando um comentário no post? Vamos adorar!

Sem comentários

Cancelar