6 dicas de estilo para decoração de sala pequena

6 dicas de estilo para decoração de sala pequena

A sala é um dos ambientes da casa para reunir amigos e familiares, sendo um espaço de descontração, conforto e descanso. Apesar das várias utilidades, um local pequeno pode gerar incômodo em muitos quando o assunto é decoração. Afinal, a impressão que temos é que quanto menor for o espaço, menor a quantidade de opções para decorá-lo.

No entanto, ainda que o espaço da sala seja reduzido é possível usar alguns truques para transformá-lo em um local aconchegante, distribuindo móveis e outros objetos de maneira balanceada e harmoniosa.

Selecionamos 6 dicas certeiras sobre decoração de sala pequena para você colocar em prática na sua casa, deixando esse ambiente estiloso e ainda mais bonito. Aproveite a leitura!

1. Escolha um estilo de decoração

Antes de você começar a escolher todos os objetos e outros itens para usar na decoração, é preciso definir um estilo, que se encaixa melhor com o perfil daqueles que moram na casa e utilizam o espaço. Para isso, pesquise a fundo quais são os elementos que mais imprimem a personalidade da família, como a preferência por tons, objetos e assim por diante.

Alguns estilos podem servir de inspiração para que você consiga definir com clareza qual é o mais adequado em seu caso. É possível optar por uma decoração minimalista, oriental ou moderna, por exemplo. Busque inspirações e entenda qual delas combina mais com a sua casa e estilo.

É normal encontramos ambientes em que os proprietários misturam dois estilos ou mais, apenas selecionando objetos ou itens e encaixando-os no espaço. No entanto, é preciso ter cuidado ao fazer isso para não construir um local carregado, com um número grande de elementos, que, muitas vezes, não combinam uns com os outros e nem mesmo com o tamanho do cômodo.

2. Dê preferência para tons claros

A tonalidade de um ambiente faz toda a diferença e é capaz de mudar a percepção que temos sobre um espaço. Às vezes, um local pequeno, após a mudança de tons, transmite a ideia de ter ser tornando maior e mais amplo.

Por isso, quando se trata de um espaço reduzido, o ideal é optar por tons claros, que transmitem a ideia de amplitude. No entanto, essa dica não serve como regra. O importante é ter equilíbrio e saber como mesclar as cores da sala com o local que você tem disponível.

Outra dica é usar tons claros em paredes grandes e aplicar detalhes em cores mais escuras, caso você preferir. Dessa forma, você conseguirá um contraste em sua decoração de sala pequena.

3. Use espelhos

O uso de espelhos na sala pode renovar o ambiente e deixá-lo maior na visão daqueles que o frequentam. Eles geram a impressão de um local iluminado e amplo, o que é essencial se você conta com um espaço pequeno em sua casa.

É importante verificar locais estratégicos, que serão ideais para esses objetos. De nada adianta colocar um espelho em uma localização que não favorece o ambiente.

Por isso, antes de escolher o melhor para você, analise todos os modelos e tamanhos disponíveis e pense qual deles se encaixa melhor em sua sala. Anote as medidas e tenha o cuidado para não colocar espelhos em excesso no ambiente.

Lembre-se de que a sala é um local que deve ser aconchegante, então, analise também o estilo do espelho para que a decoração fique da forma como você espera.

4. Distribua os móveis corretamente

Esse aspecto é importante porque se um ambiente for pequeno e os móveis estiverem distribuídos de forma incorreta, o espaço não será valorizado. Além disso, o local transmitirá uma imagem poluída.

Deixe espaço para o fluxo de pessoas, tornando o ambiente mais aberto e amplo. Outro ponto a ser considerado é o investimento em móveis projetados e que sejam funcionais. Evite opções de sofás que tenham muita profundidade ou que ocupem grande parte do local.

Caso necessário, opte por sofás de 2 lugares ou apenas um maior, já que colocar mais de um no ambiente pode diminuir ainda mais o espaço.

Estude o local que você tem e pense em alternativas eficientes para a distribuição de móveis, porque essas escolhas influenciam diretamente no resultado final da decoração.

5. Use painel de TV

O painel de TV é um recurso que economiza espaço, utilizando bem as paredes da sala. No mercado, diversos modelos, tamanhos e estilos estão disponíveis para compra. Como a sua sala é pequena, um rack, por exemplo, não deixaria o espaço mais amplo e só tornaria o ambiente ainda mais saturado.

Por outro lado, o painel oferece praticidade e funcionalidade, já que ficará fixado em uma parede e não ocupará grande parte do ambiente.

Outra vantagem dessa alternativa é em relação aos cabos da televisão, que podem ser remanejados e escondidos.

6. Cuide dos objetos

Os objetos de decoração refletem a personalidade e, muitas vezes, têm um valor sentimental para o proprietário. Mas, quando falamos de um ambiente pequeno, o uso excessivos desses itens pode resultar em um local carregado, com pouca utilidade e praticidade para o dia a dia.

Então, ao decorar a sala, invista em um número de objetos reduzido, com a intenção de realçar o ambiente. Quadros e vasos decorativos, por exemplo, são uma excelente opção para dar elegância e personalidade. No entanto, se usados em excesso, esses itens sobrecarregam o local, tornando-o exagerado.

Nesse caso, a simplicidade é sempre a melhor escolha. Então, tome cuidado na hora de escolher os objetos para a sua sala e certifique-se de que eles ornam com o espaço. Além desse detalhe, lembre-se de que ter muitas coisas não deixará a decoração harmoniosa.

Planejar a decoração de sala pequena nem sempre é algo fácil. Além de investir em móveis adequados para o ambiente, é preciso ter equilíbrio e saber como todos os outros itens devem ser distribuídos. Ainda que pareça complicado, colocando algumas dicas em prática é possível garantir uma sala decorada com estilo e elegância.

Aspectos como o uso de tons claros e escolha de estilo são apenas alguns dos pontos que devem ser levados em conta ao planejar a decoração da sala.

Gostou de conhecer essas dicas? Compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também aprendam mais sobre esse assunto!

Sem comentários

Cancelar