4 áreas do imóvel que necessitam da impermeabilização de piso

4 áreas do imóvel que necessitam da impermeabilização de piso

A impermeabilização de piso é um método eficaz que contribui para a proteção de diversos espaços da casa da passagem de vapor ou líquido, o que causa a tão indesejada umidade. Por isso, é de grande importância que produtos específicos para essa técnica sejam utilizados de maneira correta. Afinal, aqueles que investem no procedimento pretendem ter o melhor resultado possível.

No piso, esse processo ocorre com materiais impermeabilizantes direcionados para esse objetivo. Além de proteger o local de umidade e infiltrações, a aparência também melhora. Os problemas vão além do visual, já que é comum que rachaduras e danos sejam causados no piso por causa do contato com a água.

Selecionamos 4 áreas do imóvel que precisam da impermeabilização de piso. Para conferir, acompanhe a leitura!

1. Cozinha

A cozinha é um cômodo que precisa ser considerado se você está pensando em investir na impermeabilização do piso. É um espaço que pode frequentemente ter infiltrações e, até mesmo, problemas relacionados à umidade, dependendo do tipo de ambiente em que ela se encontra.

Nesse local em que você recebe amigos e familiares, esses problemas podem causar um desconforto estético e, além disso, são fatores que afetam a estrutura do imóvel.

O piso molhado, por fim, gera muita dor de cabeça quando a impermeabilização não é realizada. Isso ocorre porque é uma área favorável para o surgimento de umidade e para as infiltrações. Além disso, trincas que alteram o material do piso e tubulações de águas pluviais também podem contribuir.

Por isso, se você pretende ter uma cozinha isenta desses empecilhos, o processo de impermeabilização colabora de maneira significativa para que isso não aconteça.

2. Banheiros

Os banheiros, talvez, sejam os mais prejudicados com o problema. Por causa da água, o piso é atingido por percolação das paredes, o que afeta outras áreas do ambiente.  Outro motivo é devido ao vapor do ambiente, que é frequente no dia a dia.

Esses aspectos promovem uma baixa proteção ao piso e, por isso, não é raro observarmos banheiros que contam com vários sinais que indicam uma infiltração ou umidade. Manchas, rachaduras ou qualquer outro tipo de alteração podem estar associados. Nesse sentido, é importante ficar atento em qualquer fator que surja e, se possível, tentar evitá-los por meio da impermeabilização.

O banheiro é um local úmido, e o cuidado é essencial nesse assunto. Uma situação que é ocasionada, em grande parte, por causa da infiltração ou umidade é o aparecimento de goteiras, caso a casa tenha dois andares, por exemplo. Isso pode, até mesmo, impactar a qualidade de vida dos moradores. Assim, será necessário investir mais para solucionar o problema porque outros cômodos já foram danificados.

Portanto, se você não deseja se preocupar com essas questões, providencie que o método seja realizado em sua casa. Dessa forma, é possível impedir que danos sejam gerados no piso e contrapiso de seu banheiro. Afinal, reformas e construções sempre envolvem gastos e perda de tempo para consertar tudo aquilo que for necessário.

3. Área externa

Ter uma área externa para receber convidados ou descansar é uma excelente opção para quem valoriza os bons momentos no lar. Só que quando aparecem pontos que indicam uma infiltração no piso, várias complicações podem surgir, prejudicando os móveis e a estrutura do local.

Em períodos de chuva frequentes, é mais fácil observamos a umidade em pisos externos, já que o contato com a água impulsiona o aparecimento desse problema. Além disso, a incidência de sol é outro fator que contribui para que as infiltrações surjam no piso externo, sendo que a impermeabilização é fundamental para evitar que isso ocorra. Com a proteção adequada, você pode impedir essas falhas na edificação.

Em uma área externa, é mais difícil entender quais são os principais causadores da umidade e da infiltração, já que são diversas possibilidades que, na maioria das vezes, não podem ser controladas. Por isso, o mais importante é que você invista em métodos eficazes para impermeabilizar o local, buscando meios eficientes e com a ajuda de profissionais qualificados.

4. Área de serviço

A lavanderia ou a área de serviço também podem ter grandes impactos quando o assunto é a infiltração e a umidade. Logo, a impermeabilização é importante nesse local.  Por ser um ambiente que tem contato com a água, é recomendado que o procedimento seja realizado no piso, prevenindo qualquer foco de umidade no futuro.

Como já comentamos, quando esse recurso não é utilizado, há risco de danos, podendo prejudicar, até mesmo, a fundação da casa. Por isso, para evitar que isso e outras situações aconteçam, invista em uma impermeabilização de qualidade.

Não é obrigatório impermeabilizar o piso da área de serviço. Entretanto, ao fazer isso você tem garantia de que o espaço está seguro desses problemas.

Outro aspecto relevante é a aplicação da impermeabilização de piso, que deve ser executado de maneira adequada e com o uso de produtos específicos. No mercado, existem mais de um tipo de produtos impermeabilizantes e é necessário que você entenda qual deles é o mais indicado para a área em que será usado e também seu objetivo.

A aplicação do produto é simples e deve ser feita diretamente no local em que ocorrerá o procedimento, preenchendo todos os espaços corretamente para evitar problemas.

A impermeabilização de piso é essencial para reduzir os riscos e danos na estrutura dos cômodos. Em ambientes como o banheiro, por exemplo, esse é um procedimento que faz toda a diferença e precisa ser um aspecto considerado pelos moradores. No entanto, as áreas que foram citadas neste post são constantemente afetadas por infiltrações e umidade, o que exige um cuidado maior, analisando quais são as melhores maneiras de evitar danos na casa e selecionando os produtos mais adequados para o procedimento.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a compreender a importância da impermeabilização do piso para cada espaço e quais são as melhores formas para fazer isso!

Gostou deste conteúdo? Que tal continuar aprendendo? Leia também sobre a tendência dos móveis multifuncionais, que são uma excelente alternativa para o seu lar!

Sem comentários

Cancelar