3 dicas para escolher móveis para quarto infantil genderless

3 dicas para escolher móveis para quarto infantil genderless

A decoração genderless para quarto infantil vem ganhando cada vez mais adeptos e, para fugir das cores e dos desenhos tão óbvios para quartos de meninos e meninas, ela traz algumas particularidades. Da mesma forma, é importante levar em consideração uma escolha acertada de móveis para quarto infantil sem gênero.

Hoje em dia, muitos pais seguem essa tendência de estilo decorativo por esperarem o nascimento da criança para saber o sexo do bebê ou, então, por optarem por uma educação sem estereótipos em relação a cores e formas que seriam destinadas às meninas ou aos meninos.

Pode parecer complicado, mas seguindo algumas dicas a missão de criar um quarto nessa linha de estilo — que ainda seja aconchegante, funcional, confortável e belo — fica muito mais fácil.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois preparamos este texto especialmente para ajudar nessa missão decorativa!

1. Cores neutras

Primeiramente, uma dica muito valiosa é a escolha de cores neutras para os elementos decorativos. A ideia de que o neutro não tem personalidade e, por isso, é uma cor sem graça é totalmente equivocada.

Essas tonalidades possibilitam criar contrastes e que se brinque com itens de destaque, como poltronas, almofadas e roupas de cama estampadas, abajur diferenciado, porta-retrato com uma cor vibrante, entre outros.

Desse modo, há muita liberdade na hora de criar a decoração do ambiente, deixando-o personalizado e especial.

Algumas cores que podem ser escolhidas para uma decoração unissex são:

Branco

Essa cor sempre será um clássico, uma vez que é fácil combiná-la com todas as outras cores. Ambientes com móveis brancos podem seguir diversos estilos, como clássico, moderno, clean etc.

O importante é saber dosar os contrastes para que o branco continue passando a sensação de leveza, suavidade, tranquilidade, paz e limpeza. Assim, uma decoração na qual predominam móveis brancos é capaz de deixar qualquer ambiente elegante.

Tons terrosos

Os tons amadeirados, que vão desde cores mais avermelhadas chegando ao marrom escuro e preto são ideais para a criação de um quarto rústico, mas estão longe de se limitar apenas a esse estilo.

Tons terrosos estão presentes em qualquer móvel de madeira, então você vai ter facilidade em combiná-los com outras cores. Ou seja, o céu é o limite, já que existem muitas opções de uso, como nos armários, nas escrivaninhas, na cama etc.

Cinza

O cinza é uma cor que pode ser usada em uma decoração minimalista, moderna ou clássica. Ela traz equilíbrio e sobriedade, o que torna o ambiente tranquilo e aconchegante.

A tonalidade mais clara da cor pode ser utilizada na parede em contraste com um tom mais escuro presente na roupa de cama, por exemplo. Poltronas e cadeiras de escrivaninha também podem ter um acolchoado nesse tom mais escuro.

Verde

O verde transmite a sensação de proximidade com a natureza e de crescimento, e é uma cor que renova as energias, pois é vibrante e alegre. Portanto, vai muito bem na decoração do quarto da criança.

Essa cor pode ser combinada com branco, cinza e tons terrosos, criando um ambiente bastante aconchegante e tranquilo. Pode ainda ser aplicado nas paredes, na cama, nos elementos decorativos, entre outros.

Amarelo

O amarelo é uma cor que deixa o ambiente alegre e divertido, além de combinar com branco, cinza e tons terrosos. Pode ser usado nas paredes, nas poltronas e cadeiras, armários etc.

Trata-se de uma cor fácil de se trabalhar, mas é preciso tomar alguns cuidados para manter o ambiente equilibrado e com harmonia. Caso contrário, algo que era para ser delicado pode conter muita informação e deixar a decoração poluída. Por isso, tenha cautela.

2. Tema de decoração

Para não ter erro, opte por um tema de decoração adequado ao estilo sem gênero. Algumas opções são figuras de animais, balões, de formas geométricas e espaciais, pinturas com natureza, cenários rústicos, entre outros.

Esses recursos decorativos podem ser usados na roupa de cama, no papel de parede, em adesivos para colar na parede ou nos móveis, no forro das almofadas, nos itens de decoração, entre muitos outros. Ou seja, use a criatividade para deixar o ambiente bastante especial!

O tema de decoração também reflete na escolha dos armários e das cômodas, sendo ideal procurar por itens neutros. Dessa forma, a criança pode até aproveitar esses móveis no futuro, representando até uma economia lá na frente.

Outra boa ideia é o uso de quadros decorativos, de acordo com o tema escolhido, em prateleiras altas, ou mesmo de bonequinhos de desenhos animados ou de filmes nas estantes para enfeitar ainda mais.

Lembre-se de ter cautela para manter a decoração equilibrada e em harmonia. Com toda a certeza, o quarto ficará um arraso com a dose certa de contrastes entre as cores e os artigos de decoração.

3. Móveis de madeira

Aposte em móveis de madeira! Eles são de ótima qualidade, duráveis, de fácil manutenção e limpeza e combinam com absolutamente qualquer decoração. Além disso, a madeira é um material versátil por ter diversas opções de tons e passam a sensação de conforto e aconchego, sendo um coringa entre os móveis para quarto infantil.

Alguns móveis de madeira que podem fazer parte da decoração do quarto infantil são:

  • cama;
  • cadeira;
  • mesa;
  • criado-mudo
  • armário;
  • cômoda;
  • estante;
  • baú, etc.

Esses móveis ajudam a compor a decoração do ambiente e a organizar os objetos de uso da criança, como brinquedos e roupas. Desse modo, o quarto fica muito bem-decorado, e tudo fica em seu devido lugar.

Ao decorar o quarto infantil, é importante priorizar o conforto e a segurança da criança. Assim, leve em consideração a compra de uma cama confortável e dê preferência para que ela tenha detalhes curvos, em vez de ângulos pontudos.

Também é importante deixar o quarto com uma iluminação boa, usando luminárias, luzes embutidas, abajures etc. Esses itens deixam o quarto ainda mais belo, iluminado e decorado.

O que achou das nossas dicas de móveis para quarto infantil genderless? Elas foram úteis para o seu caso? Caso tenha gostado, que tal seguir as nossas redes sociais e ter acesso a todas as nossas novidades? Estamos no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Facebook!

Sem comentários

Cancelar