10 rápidas dicas de como organizar o guarda-roupa

10 rápidas dicas de como organizar o guarda-roupa

Existem alguns hábitos que contribuem para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Um deles é viver em um ambiente bem organizado e agradável, onde seja prazeroso estar e passar o tempo. E para ajudar com essa missão, viemos trazer algumas dicas rápidas de como organizar o guarda-roupa para você colocar em prática hoje mesmo.

Afinal, uma casa bem organizada está em todos os detalhes, desde uma sala de estar que possua móveis adequados, quartos que sejam bastante confortáveis e bem decorados, até a arrumação interna de armários — por mais que essa organização não esteja aparente o tempo todo.

Por esse motivo decidimos explicar, com a ajuda de 10 dicas simples, como você pode organizar um guarda-roupa da melhor maneira possível. Acompanhe!

Quais as vantagens de manter o guarda-roupa organizado?

Pensando objetivamente, manter um guarda-roupa sempre bem organizado reflete diretamente em ganho de tempo. Isso porque, no dia a dia, saber onde encontrar cada peça de roupa agiliza esse processo de se preparar para o trabalho ou qualquer outra ocasião.

Além da vantagem de evitar perda de tempo, a organização desse espaço também ajuda a manter uma boa qualidade de vida, como comentamos acima. A praticidade de estar com o guarda-roupa sempre arrumado é muito positiva para qualquer pessoa.

Como organizar o guarda-roupa?

Mas, e agora, quais são as ações necessárias para conseguir deixar essa parte da casa sempre organizada? Veja:

1. Compre cabides iguais

A primeira dica é sobre um investimento que deve ser feito antes de a arrumação começar de fato. Ter os cabides corretos é muito importante durante todo esse processo. Uma boa sugestão é comprar cabides de veludo, e que todos sejam da mesma cor para manter um padrão.

Cabides de veludo são perfeitos por dois motivos em especial. Primeiro por serem peças pouco volumosas, com uma espessura fina que não ocuparão espaço demais dentro do guarda-roupa. E também por permitirem uma maior firmeza na sustentação das peças, evitando que as mesmas escorreguem, por possuírem a textura do veludo.

2. Mantenha os ganchos dos cabides para o mesmo lado

Essa é uma dica muito simples,, mas que tem efeitos positivos tanto na organização visual quanto na praticidade de seleção das peças a serem vestidas. Aqui só é preciso um pouco de paciência para posicionar os cabides.

Mais uma dica interessante é colocar os cabides no sentido oposto sempre que guardar uma roupa que foi usada, para que depois de um período de 6 meses a um ano você consiga avaliar quais das suas peças não saíram do armário. Isso ajuda na hora de separar alguns modelos para doação.

3.  Use organizadores

Caixas organizadoras e divisórias de gaveta são produtos excelentes para auxiliar no bom armazenamento e na tarefa de manter roupas e acessórios nos lugares certos. Não são difíceis de encontrar e valem o investimento, então não esqueça dessas opções.

4. Separe as roupas por modelo

Essa é outra dica que não exige nenhum tipo de gasto, a não ser de um pouco de tempo — mas que será compensado pela facilidade de encontrar as peças certas no dia a dia. Separar as roupas e agrupa-las por modelos é a melhor maneira de organização de um guarda-roupa.

Calças compridas ficam todas em um mesmo setor, assim como shorts, saias, blusas de manga curta, blusas de manga comprida, vestidos de festa, vestidos casuais, etc. O importante é deixar as peças do mesmo modelo armazenadas em conjunto.

5. Mantenha as peças mais usadas nos locais mais acessíveis

Essa ideia funciona muito bem para agilizar o processo de escolha das roupas que são mais utilizadas. Também é ideal para a organização dessas peças de acordo com as estações do ano. Ou seja, quando o clima estiver quente, as roupas de verão ficam mais acessíveis, enquanto as mais pesadas estão mais escondidas e vice-versa.

6. Cole etiquetas nas gavetas 

Comprar etiquetas adesivas e escrever nelas o conteúdo de cada gaveta vai ser muito útil para acelerar o encontro de algumas roupas mais específicas. Por exemplo, camisetas e calças de academia, meias e roupas íntimas, pijamas e o que mais estiver armazenado nas gavetas podem receber uma etiqueta de identificação.

7. Organize as roupas por cores 

Separar suas roupas por cores pode não parecer uma dica tão importante assim, mas acredite: faz toda a diferença! O melhor jeito é começar posicionando as peças mais claras, passando pelas estampadas e coloridas e finalizando com as mais escuras.

Esse método é bastante eficiente, pois permite que modelos de uma mesma cor sejam armazenados em um mesmo cabide, otimizando o espaço do guarda-roupa e ajudando a pessoa a ter uma visão mais completa de suas peças.

8. Proteja peças delicadas 

Existem roupas que são feitas com tecidos extremamente delicados. Vestidos de festa com bordados, por exemplo, podem acabar com fios puxados ou até mesmo puxar fios de outras peças que estejam ao lado. Para evitar problemas desse tipo, o ideal é separar as peças delicadas e guarda-las em capas protetoras.

9. Mantenha espaços livres 

Imagine ter um guarda-roupa lotado, onde não cabe mais nenhuma peça, e ganhar uma roupa ou até mesmo precisar comprar algum modelo novo. Para evitar aborrecimentos com a falta de espaço e até mesmo com o tumulto causado pela lotação, é preciso criar o costume de deixar sempre vãos livres em seu armário.

Acredite: em um guarda-roupa superlotado existem diversas peças que não servem mais ou que já não são mais utilizadas. Então aproveite alguns momentos para colocar em prática a próxima dica!

10. Desapegue das peças que não usa mais

Seja usando a dica dos cabides virados ou fazendo uma avaliação constante das peças que não estão em uso, o importante é criar o hábito de desapegar de roupas que só estejam ocupando espaço. Além de ajudar com a dica anterior e manter espaços livres no armário, você também vai poder ajudar muita gente com suas doações.

E aí, viu como organizar o guarda-roupa pode ser fácil e rápido? Basta decidir dar o pontapé inicial e seguir as dicas que mostramos acima. Certamente as mudanças aqui sugeridas serão fundamentais para que você conquiste mais bem-estar com a decoração e organização de seu lar.

Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Talvez seja o incentivo que seus amigos precisam para começar a colocar as coisas em ordem, não é mesmo?

Sem comentários

Cancelar